
Real Madrid aposta em ‘novo Lamine Yamal’ e inicia transição de interino para o Mundial de Clubes, diz jornal
Com a iminente saída de Carlo Ancelotti para assumir a seleção brasileira, Santiago Solari é o nome da vez até a escolha do novo comandante
Em cinco meses no Brasil, treinadores têm aproveitamento superior a 60%, apresentando modus operandis distintos
Dois treinadores protagonistas no futebol brasileiro em 2024, Artur Jorge e Luis Zubeldía começam hoje a travar um duelo de 180 minutos nas quartas de final da Libertadores. A partir das 21h30, no Estádio Nilton Santos, Botafogo e São Paulo se enfrentam carregados por duas personalidades que, nos últimos cinco meses, só apresentam em comum o desejo por um DNA ofensivo.
Fora de campo, apresentam modus operandis distintos. Ambos chegaram ao Brasil em abril mostrando que seguiriam caminhos diferentes. Enquanto o português emplaca um dos melhores trabalho da temporada, o argentino vive os altos e baixos da própria personalidade.
Artur Jorge, que estava no Braga, de Portugal, chegou como desconhecido, mas encaixado no DNA de futebol que a diretoria da SAF pensa para a equipe. Apesar de iniciar perdendo dois jogos (LDU-EQU, pela Libertadores, e Cruzeiro, pelo Campeonato Brasileiro), emplacou uma boa sequência, mostrando que queria sustentar uma proposta com quatro jogadores ofensivos.
Mesmo em meio a desfalques e eliminado da Copa do Brasil, ostenta a liderança do Brasileirão e tem aproveitamento de 66,6% em 37 jogos (22 vitórias, oito empates e sete derrotas). Na última janela, deu aval para que a diretoria trouxesse reforços que preencheram todas lacunas do elenco, e se vê diante da real possibilidade de faturar dois títulos.
Seu perfil centrado e disposto apenas a falar de futebol explica a faceta obstinada que o alvinegro adquiriu, de muita intensidade e facilmente assimilada pelos reforços que chegam. Após derrubar o Palmeiras nas oitavas da Libertadores, o Botafogo desponta como favorito a vencer a América pela primeira vez — não chegava às quartas de final desde 2017 e não alcança a semifinal da competição desde 1973.
Já Zubeldía chegou mais tarde no mesmo mês de abril, com uma abordagem diferente. Conhecidamente “chato” à beira do campo desde os tempos de LDU e em clubes do seu país, teve início meteórico, com 12 jogos invictos (oito vitórias e quatro empates). A sensação, porém, foi diminuindo com o tempo, com atritos pontuais — Luciano e James Rodríguez, este já deixou o clube — em um elenco que não é farto de opções.
O explosivo argentino também não ajuda: a coletânea de episódios inclui chilique em coletivas, muitas reclamações com a arbitragem, e uma série de cartões amarelos e vermelhos recebidos. Inclusive, estava suspenso no empate por 2 a 2 entre São Paulo e Botafogo, em julho, pelo Brasileirão. O bom jogo na capital paulista pode ter servido de aperitivo para hoje.
Atual quinto colocado do Brasileiro, o tricolor paulista estava vivo nas três frentes até cair na Copa do Brasil para o Atlético-MG, o que gerou questionamentos. Ao mesmo tempo, o desempenho de 61,4% (17 vitórias, oito empates e sete derrotas) em 32 partidas não deixa a desejar, e o triunfo sobre o Cruzeiro, com time reserva, levanta a curiosidade sobre o que se esperar.
Em resumo, treinadores com bons trabalhos se colocam à prova em busca do primeiro título em seus clubes, sendo a Libertadores o principal da temporada.
O Botafogo chega com força máxima e só restam dúvidas nas laterais. A escalação só será definida horas antes da partida, mas Vitinho e Marçal são candidatos a começar jogando.
Mesmo mirando um tetracampeonato, que o faria o maior vencedor entre os brasileiros, o São Paulo é franco-atirador no confronto e tenta sobreviver para buscar a vaga em casa. O atacante William Gomes, de 18 anos, deve ser titular. Lesionados, os meias Liziero e Rodrigo Nestor estão fora.
Com a iminente saída de Carlo Ancelotti para assumir a seleção brasileira, Santiago Solari é o nome da vez até a escolha do novo comandante
Ex-auxiliar de Tite acertou com o Peixe para ser o novo comandante da equipe e chega com a comissão do ex-treinador da seleção brasileira
Decisão ocorrerá em 29 de novembro, mas estádio segue indefinido
Competição nacional está prevista para ocorrer no mês de junho