
Plano Piloto recebe nesta semana ação de acolhimento da pessoa em situação de rua
Abordagem está prevista para passar por 17 pontos da região administrativa

Placas indicativas mostram a conformidade da sala cirúrgica e ajudam no controle do fluxo interno

O núcleo de enfermagem instalou placas informativas nas portas das 16 salas de cirurgia do centro cirúrgico do Hospital de Base. A ideia faz parte do Projeto Lean, cujo objetivo é aprimorar a eficiência das operações realizadas na unidade.
“Tivemos a iniciativa de implantar uma ferramenta física de comunicação visual nas portas das salas de cirurgia que pudessem informar aos membros da equipe a chegada de cada especialidade no centro cirúrgico, assim autorizando colocar o paciente em sala”, explica Élida Ferreira, chefe de enfermagem do hospital.
Foram impressas placas de acrílico com sinalização sobre as equipes que precisam estar presentes para o início da cirurgia, como a anestésica, a de enfermagem e a cirúrgica, sendo a última etapa a presença do próprio paciente dentro da sala. Cada uma delas possui um sinalizador que indica a conformidade em verde, ou a não conformidade em vermelho.
Segundo Gabriela Rodrigues, da assessoria do centro cirúrgico, as placas ajudam a externar os motivos que, por acaso, podem gerar atraso no início da cirurgia. “Uma das exigências do Projeto Lean é realizar o início das cirurgias até as 7h30. Com as placas, melhoramos a nossa comunicação e o controle de fluxo dentro do centro cirúrgico”, explica. Antes do Projeto Lean, apenas 7,5% das cirurgias eram iniciadas até às 7h30. Hoje, o índice já é de 18,2%.
Ainda de acordo com Élida, o uso das placas pode ajudar a identificar rapidamente o motivo de atrasos, além de oferecer uma visão clara e imediata para gestores e responsáveis que estejam do lado de fora da sala de cirurgia. “Dessa forma, é possível realizar ações corretivas de forma mais rápida e garantir que as cirurgias sejam realizadas dentro do horário adequado, aumentando a eficiência do processo e reduzindo custos e tempo de espera dos pacientes”, conclui.
*Com informações do IgesDF

Abordagem está prevista para passar por 17 pontos da região administrativa

Iniciativa oferece serviços gratuitos de odontologia e oftalmologia, com exames e distribuição de óculos de grau. Próxima cidade será Samambaia, de 2 a 13 de março

Ações de fiscalização visam à garantia de que todos possam brincar o Carnaval sem problemas

Evento da Adasa no bloco infantil Baratinha, no domingo (15), ensina crianças a economizar recursos naturais
