
Vai de Graça: DF terá ônibus e metrô gratuitos neste sábado (30)
Operação dos ônibus também terá reforço neste sábado (30), em virtude do evento religioso Desperta Brasil
Instalada há um ano dentro da unidade socioassistencial, biblioteca ‘Ponto de Leitura Livro Livre’ estimula o consumo de livros entre o público
O projeto Ponto de Leitura Livro Livre, desenvolvido pelo Centro Pop Brasília, completou um ano desde a sua implementação na unidade. Em comemoração à data, o espaço promoveu um show da banda Vozes da Rua, na quinta-feira (6).
Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social
A iniciativa consiste em uma biblioteca instalada dentro do Centro Pop Brasília, localizado na Quadra 903 da Asa Sul, e é executada em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, a Escola Meninas e Meninos do Parque e o Centro Pop de Taguatinga, responsável pela apresentação do grupo musical composto por usuários e servidores da unidade.
De acordo com José Vicente, servidor do Centro Pop Brasília e organizador do projeto, a biblioteca funciona como um “trailer adaptado”, onde as pessoas podem sentar, conversar, ler e produzir textos. “O nome Ponto de Leitura Livro Livre foi escolhido porque não é necessário cadastro para pegar e devolver os livros, deixando os usuários à vontade”, explica.
De acordo com José Vicente, servidor do Centro Pop Brasília e organizador do projeto, o Ponto de Leitura Livro Livre demonstra que a cultura, por meio do consumo literário, “é tão importante quanto a alimentação” | Foto: Renato Raphael/SEDES-DF
Para o servidor, que está cursando doutorado em literatura, o projeto demonstra que a cultura, por meio do consumo literário, “é tão importante quanto a alimentação”. Segundo o profissional, a biblioteca também é aberta para a comunidade, inclusive para doação de livros.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, visitou o local para prestigiar o projeto literário. “O Centro Pop vai muito além de atendimento socioassistencial”, declarou.
“A unidade também é um espaço de lazer, cultura e conhecimento para que as pessoas em situação de rua consigam desenvolver sua autonomia. Isso contribui, de alguma forma, para o plano de desenvolvimento desse público por parte do Governo do Distrito Federal”, completa.
A unidade é gerenciada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e oferece serviços como guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação, provisão de documentos e encaminhamentos para programas socioassistenciais. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar e atende pessoas de todas as idades que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência.
O Distrito Federal tem dois centros Pop: um localizado no Plano Piloto e outro em Taguatinga Norte, na QNF 24. O serviço funciona das 7h30 às 18h, todos os dias da semana, sem necessidade de agendamento.
*Com informações da Sedes-DF
Operação dos ônibus também terá reforço neste sábado (30), em virtude do evento religioso Desperta Brasil
Ação conjunta da Secretaria de Economia e Polícia Civil teve como alvo empresas de fachadas que geraram prejuízo de R$ 288 milhões
Interessados devem cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou ir a uma das 15 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana
Iniciativa da SSP-DF amplia alcance do dispositivo de proteção a mulheres vítimas de violência doméstica e chega a novas regiões administrativas por meio das unidades circunscricionais