ECONOMIA
Cerca de 1,8 milhão de pessoas aguardam análise de benefícios
13 de novembro, 2024 / Por: Agência O GloboApenas no Rio, há mais de cem mil solicitações à espera de concessão
A fila do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chegou a 1,798 milhão de pedidos aguardando resposta no mês de setembro. Em três meses, a fila cresceu 32,9%, um acúmulo de 445 mil requerimentos de benefícios, segundo informações do Ministério da Previdência Social.
De acordo com os dados da edição de setembro do Boletim Estatístico da Previdência Social (Beps), os processos que dependem somente da análise do INSS e da perícia médica alcançaram quase 1,5 milhão. Os 319.831 restantes são pendências relativas a documentos a serem apresentados pelos segurados.
Quando um trabalhador faz um pedido ao INSS, ele vai para a fila inicial. Se o pedido for recusado, ele pode fazer uma solicitação para revisão dessa decisão. Caso a negativa seja mantida, o trabalhador pode recorrer ao Conselho de Recursos da Previdência Social. Foi essa segunda fila que cresceu neste ano, mesmo com as promessas do governo para agilizar a análise das solicitações dos benefícios.
Atrasos na concessão
Entre junho e setembro, os atrasos com mais de 45 dias passaram de 541,2 mil para 705 mil. O plano do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, era reduzir o prazo de espera na fila até o fim deste ano para 30 dias, em média. Em junho, o tempo médio de concessão estava em 39 dias e, em setembro, passou para 41 dias.
Um dos motivos do crescimento da fila pode ter sido a greve dos servidores do INSS e médicos peritos. A instabilidade no sistema também atrasa a concessão dos benefícios.
Fila do INSS no Rio
No Estado do Rio, foram 100.975 de pedidos aguardando resposta no mês de setembro. O número cresceu 17,22% na comparação com agosto, quando 86.139 solicitações dos segurados fluminense estavam na lista de espera.
Os processos no Rio que dependem somente da análise do INSS e da perícia médica alcançaram 79.788. Os 21.187 restantes são pendências relativas a documentos a serem apresentados pelos segurados.