
GDF contrata 14 mil plantões de pediatria para prontos-socorros
A partir de 1º de março, o atendimento nas unidades de urgência será reforçado
Governo do Distrito Federal prepara licitação para contratar novo serviço de fornecimento do combustível
Símbolo da “chama eterna” da democracia, a pira do Panteão da Pátria, em Brasília, está apagada desde o início de julho. Segundo o Governo do Distrito Federal (DF), o “apagão” é temporário e acontece por causa de manutenções que estão sendo realizadas no monumento.
O GDF ainda prepara uma licitação para contratar um novo serviço de fornecimento de gás ao monumento, com previsão de conclusão em 20 dias. O governo alega que a chama é apagada pelo menos uma vez ao ano, para que sejam feitas manutenções.
Segundo a Subsecretaria do Patrimônio Cultural (SUPAC), a pira vai permanecer apagada até que as manutenções na edificação e estrutura da pira sejam concluídas, “garantindo assim a segurança necessária antes de seu reacendimento”.
O Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, foi inaugurado em 7 de setembro de 1986, e ficou conhecido como Panteão da Pátria. O monumento projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer é símbolo da liberdade conquistada pela nação na Independência do Brasil e com o fim da ditadura militar. A edificação também traz uma homenagem a heróis e heroínas nacionais que, de algum modo, serviram para a construção da nação brasileira.
A pira já ficou apagada por grandes períodos em outras vezes. Foram dois anos com a chama extinta entre 2016 e 2018 devido a um vazamento de gás.
Depois de sete meses de reforma, o monumento contou com uma modernização no sistema de armazenamento de gás, que tem capacidade para conservar uma tonelada de combustível. O custo total da obra ficou em torno de R$ 150 mil.
A “chama eterna” também foi apagada após os ataques antidemocráticos em 8 de janeiro de 2023. Com o quebra-quebra na Praça dos Três Poderes, onde o monumento está localizado, havia a preocupação que a depredação pudesse ter danificado o sistema de gás do monumento.
Apesar disso, vistorias técnicas concluíram que o monumento não havia sido depredado, e a chama foi reacendida um mês depois, manutenções na Praça dos Três Poderes.
A partir de 1º de março, o atendimento nas unidades de urgência será reforçado
Profissionais interessados têm três dias para apresentar a documentação e fazer a avaliação médica pré-admissional
Objetivo é preservar a memória e o trabalho do arquiteto para que as futuras gerações possam desfrutar da obra do responsável pelo Plano Piloto de Brasília
Gratuidade nos ônibus e metrô começa no sábado (1º/3) e vai até terça-feira (4/3), com viagens extras para facilitar o deslocamento dos foliões