Brasília Agora


DESTAQUE

Charles Leclerc supera erro e garante pole no GP da Espanha

21 de maio, 2022

Monegasco perde o controle do carro durante o Q3, fica com apenas uma chance de volta rápida, mas crava um tempo espetacular e garante a […]

Charles Leclerc supera erro e garante pole no GP da Espanha
Foto: Divulgação/ Ferrari

Monegasco perde o controle do carro durante o Q3, fica com apenas uma chance de volta rápida, mas crava um tempo espetacular e garante a largada na ponta

Charles Leclerc confirmou o domínio da Ferrari em Barcelona, anotou um tempo 1:18.750, único a baixar da casa de 1:19, e garantiu a pole position na sexta etapa da temporada, na Espanha, a quarta dele em 2022. Verstappen completa a primeira fila e Sainz foi o terceiro.

Charles Leclerc no treino classificatório em Barcelona — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Charles Leclerc no treino classificatório em Barcelona — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Charles Leclerc teve que lidar com grande pressão para garantir a largada na ponta, isso porque o líder do campeonato mundial cometeu um erro na primeira tentativa de volta rápida no Q3 e sequer completou. Por isso, o monegasco teve apenas uma chance e aproveitou ela.

George Russell foi o grande destaque da atividade anotando o quarto tempo, na frente de Sergio Pérez da RBR. As duas Mercedes tiveram bom desempenho ao longo de todos os treinos na Espanha e mostram que podem ser competitivas no resto da temporada.

Resultado final

Q3 — Foto: F1

Q3 — Foto: F1

OS TRÊS PRIMEIROS

CHARLES: “Eu me sinto muito tempo. Foi uma sessão muito difícil. Eu cometi um erro na primeira chance com os pneus e depois só tive uma volta. Muito feliz com a pole, o carro estava perfeito. É uma posição importante para largar, mas estamos sofrendo muito com o desgaste dos pneus na corrida, então temos que tomar cuidado”.

Imagem
Foto: Reprodução/Twitter

VERSTAPPEN: “Eu não consegui fazer minha última volta porque a gente teve problemas e perdeu potência. A gente tem feito boas sessões, vai ser muito difícil de ultrapassar porque vai estar muito calor. A gente precisa ser suave com os pneus e tentar atacar na hora certa”.

Imagem
Foto: Reprodução/Twitter

SAINZ: “As condições não eram as perfeitas por conta do calor e do vento. A largada vai ser muito importante, a gente precisa lidar com os pneus depois. É uma posição decente para largar”.

Imagem
Foto: Reprodução/Twitter
Q1

O início do treino classificatório confirmou o que as atividades livres mostraram: a Ferrari tem o melhor desempenho na pista de Barcelona. Leclerc e Sainz abriram com os dois melhores tempos, seguidos por Verstappen e as duas Mercedes.

Sergio Pérez, um dos três pilotos que esteve em todos os Q3 da temporada, foi quem mais destoou, fazendo apenas o 7º tempo na primeira volta rápida, atrás de Valtteri Bottas. Quem também não teve um bom início foi Daniel Ricciardo, o tempo todo ameaçado de ficar fora do Q2.

O australiano conseguiu se recuperar no último segundo para se garantir na segunda parcial, mas dois campeões mundiais não. Sebastian Vettel e Fernando Alonso acabaram eliminados, para a surpresa do espanhol que soltou um “você deve estar brincando” no rádio.

Q1 — Foto: F1

Q1 — Foto: F1

Fernando teve um incidente com Lando Norris na hora de tentar abrir uma última volta no fim do tempo do Q1. A FIA investigou, mas não definiu punições para o britânico.

ELIMINADOS: 16º- Sebastian Vettel, 17º- Fernando Alonso, 18º- Lance Stroll, 19º- Alexander Albon e 20º Nicolas Latifi.

Q2

George Russell e Lewis Hamilton seguiram dando esperanças para os torcedores da Mercedes. Os dois pilotos abriram a segunda parte da classificação com excelentes voltas, com direito a melhor volta do final de semana para Russell, com 1:19.470.

Nem as Ferraris e nem as RBRs conseguiram chegar perto do tempo do britânico. Hamilton ficou com o segundo melhor tempo, pouco mais de 3 décimos atrás do companheiro de equipe. Mas o campeão mundial mostrou porque é o dono do título.

O holandês encaixou uma última volta rápida nos segundos finais com tempo de 1:19.219 e terminou na liderança do Q2. Charles Leclerc não fez uma segunda tentativa e ficou apenas com o sétimo tempo.

Surpreendentemente, os dois carros da Haas garantiram vaga no Q3, Mick Schumacher com o 10º melhor tempo e Magnussen com o 5º. Lando Norris excedeu o limite da pista, teve a volta excluída e foi eliminado.

Q2 — Foto: F1

Q2 — Foto: F1

ELIMINADOS: 11º- Lando Norris, 12º- Esteban Ocon, 13º- Yuki Tsonoda, 14º- Pierre Gasly e 15º- Guanyu Zhou.

Q3

Verstappen foi quem fez a melhor volta na abertura do Q3 cravando 1:19.073, o melhor tempo do final de semana. Leclerc vinha com ótimo tempo, com o melhor segundo setor, mas perdeu o controle do carro e não finalizou a volta.

Sainz também teve um ótimo tempo, ficando três décimos e meio em segundo atrás do holandês campeão mundial. Mas o monegasco deu a resposta no fim da atividade. O líder do campeonato mundial anotou um tempo espetacular de 1:18.750 e assumiu a ponta na única chance que teve.

Q3 — Foto: F1

Q3 — Foto: F1

Infos e horários do GP da Espanha da F1 2022 — Foto: Infoesporte

Infos e horários do GP da Espanha da F1 2022 — Foto: Infoesporte

.

Fonte: Por Redação do ge — Rio de Janeiro (RJ)