Brasília Agora
Brasília Agora


BRASIL

Chuva volumosa em áreas do Norte e do Sudeste do Brasil

15 de setembro, 2022

O tempo fica fechado, com céu encoberto desde a manhã desta quinta-feira (15), no estado do Acre, norte de Rondônia e sul do Amazonas  Nuvens […]

Chuva volumosa em áreas do Norte e do Sudeste do Brasil
Foto: Divulgação

O tempo fica fechado, com céu encoberto desde a manhã desta quinta-feira (15), no estado do Acre, norte de Rondônia e sul do Amazonas 

Nuvens carregadas persistem também na Grande Curitiba, no litoral do Paraná, litoral norte de Santa Catarina, faixa leste de São Paulo, incluindo a capital, Grande Rio e litoral sul do Rio De Janeiro. No litoral de Pernambuco e da Paraíba, o tempo fica mais fechado, na manhã da quinta-feira.

Foto: Curitiba (PR), por Luiz

Previsão do tempo para 15/09/2022 – quinta

Nesta quinta-feira, ainda por influência da frente fria, há condições para bastante chuva, no litoral paulista, podendo registrar volumes expressivos. Na Baixada Santista, os maiores volumes de chuva estão previstos especialmente na madrugada e começo da manhã. Contudo, no litoral, na costa verde, no Grande Rio, na região serrana, os volumes serão altos ao longo do dia e o dia ainda fica chuvoso, com condições para alguns períodos de chuva forte, com expectativa de acumulados elevados. Na capital paulista, condições para chuva frequente, temperatura baixa e frio, a chuva mais intensa está sendo esperada para a madrugada, já no decorrer do dia, a chuva ocorre sobretudo com fraca intensidade.

A chuva se espalha mais no estado do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Zona da Mata mineira, nessas áreas o tempo deve ficar bem instável e a chuva deve ser frequente. Por outro lado, na Grande Belo Horizonte, o tempo firme persiste com sol e calor. Em Vitória também, contudo já com chance de chuva no final do dia. Estão previstas rajadas de vento no decorrer do dia de 40 a 50 km/h desde a capital ao litoral sul do Espírito Santo. Na faixa oeste do estado capixaba a umidade do ar fica em atenção, abaixo dos 30%, assim como no centro-norte de Minas Gerais, incluindo a capital. No oeste e noroeste de Minas, a umidade cai mais ainda, ficando em estado de alerta, abaixo dos 20%.

A formação de áreas de instabilidades em médios níveis da atmosfera, entre o Rio de Grande do Sul e SC, irá favorecer a chuva por áreas do Sul do país. Há previsão de chuva em grande parte do estado de Santa Catarina e do Paraná e no RS abrangendo a Grande Porto Alegre, Rio Grande, Tramandaí, Passo Fundo e a serra, por exemplo. No entanto, não há expectativa de chuva volumosa na Região Sul. A chuva deve de fraca a no máximo moderada intensidade em algumas áreas entre Santa Catarina e o Paraná, contudo como a frente fria já está afastada da Região e as temperaturas baixas, não há condições para provocar chuvas intensas. Já no extremo oeste do Sul do país e sul do Mato Grosso do Sul, o tempo fica mais estável, mais aberto. E por conta do deslocamento da frente fria nesta quinta, as instabilidades se afastam do sul do Mato Grosso do Sul, podendo formar névoa, nevoeiro no começo da manhã, pois vai estar frio e com o resquício da umidade de quarta, mas depois a tendência é do tempo abrir. Pancadas estão sendo esperadas também no Triângulo Mineiro.

O interior de São Paulo ainda vai ficar instável com condições para pancadas ao longo da quinta-feira. Em Brasília e em Goiânia, tempo seco e quente. Contudo, há previsão de chuva para o sul de Goiás e condições para pancadas de chuva para a maior parte do Mato Grosso. No Norte brasileiro, situação de alerta para o Acre, sul do Amazonas e norte de Rondônia, o tempo fica bem carregado já pela manhã e há muita chuva prevista. Em contrapartida, em grande parte do interior do Nordeste o tempo continua seco. Já no litoral de Pernambuco e da Paraíba, há expectativa pela manhã do tempo ficar mais fechado com chuva frequente, contudo sem previsão de acumulados elevados.

Próximos dias

A sexta-feira (16), deve ser marcada por muita chuva no Rio de Janeiro, especialmente no centro-sul fluminense, onde devem ser registrados os maiores acumulados do estado. A região serrana dever ser a mais crítica, com previsão de volumes de chuva podendo superar os 100mm, entre a quinta a sexta. No Grande Rio, Costa Verde, Resende, Região dos Lagos também devem ter volumes bastante expressivos, podendo enfrentar problemas como alagamentos.

E não se descarta a possibilidade de alguns deslizamentos no Rio de Janeiro, sobretudo na região serrana, devido ao excesso de chuva previstos em dois dias. Ainda na sexta-feira está previsto o retorno das chuvas em Belo Horizonte, assim como áreas do centro, leste e oeste de Minas Gerais, que estavam enfrentando tempo seco há muito tempo.

Alertas meteorológicos para 15/09/2022 – quinta

Rajadas de vento de 40 a 50 km/h em Vitória, litoral sul do Espírito Santo, costa do Maranhão, norte e leste do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, interior de Pernambuco e norte da Bahia.

Alerta para umidade relativa abaixo dos 20% no Distrito Federal, centro-norte de Goiás, boa parte de Tocantins, sul do Piauí e do Maranhão, parte do interior da Bahia e oeste e noroeste de Minas Gerais.

Alerta para temporais/chuva volumosa no sul e oeste do Amazonas, norte de Rondônia e no Acre.

Alerta chuva frequente e volumosa no litoral, desde a Baixada Santista ao Grande Rio.

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento nas demais áreas do estado de São Paulo, demais áreas do Rio de Janeiro (exceto o norte), faixa sul de Minas Gerais, sul de Goiás, cento-norte do Mato Grosso do Sul, faixa oeste e sul do Mato Grosso, boa parte de Rondônia, norte, sudeste, áreas centrais do Amazonas e Roraima.

 

Fonte: Noele Brito/Climatempo