Brasília Agora
Brasília Agora


CULTURA

Cia de Cantores Líricos de Brasília faz concerto em homenagem aos 200 anos de Bruckner

4 de outubro, 2024 / Por: Redação

Megaprodução estará em cartaz de graça na Escola de Música de Brasília

Cia de Cantores Líricos de Brasília faz concerto em homenagem aos 200 anos de Bruckner
Cantores líricos do DF se uniram em 2008 para criar a Companhia de Cantores Líricos de Brasília - foto: Divulgação/Karolina Kanashiro

O compositor austríaco Josef Anton Bruckner (1824- 1896) virou eterno por suas sinfonias, missas, muitas consideradas emblemáticas no estágio final do romantismo austro-germânico por conta da rica linguagem harmônica em formato polifônico.

E com 14 anos de história, dez de trabalhos interruptos, a Cia de Cantores Líricos de Brasília vai homenagear os 200 anos de história do compositor na capital federal. O projeto de manutenção da Cia de Cantores Líricos que foi/é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal –FAC/DF traz aos palcos o “Concerto em homenagem aos 200 anos de Bruckner” em apresentações nos dias 5 e 6 de outubro de 2024, sempre às 19h, no Teatro da Escola de Música de Brasília (602 Sul). Entrada gratuita por ordem de chegada. Livre para todos os públicos. Mais informações no Instagram: @ciadecantoresliricos.

Os solistas Érika Kallina, Renata Dourado – também produtora e diretora geral –, Gustavo Rocha e Rafael Luiz Ribeiro – interprete – irão interpretar o eterno compositor sob a regência do maestro Felipe Ayala.
Todos são fundadores da companhia. Haverá ainda participação da Orquestra e Coro formados em oficinas de canto coral da Cia de Cantores Líricos em 2024 e participação especial do Coral CCMAB. No concerto, a obra “Te Deum, de Bruckner”, será um dos destaques.

A produção, traduzida do latim para o português como “a Vós, Ó Deus, louvamos”, é uma configuração de “Te Deum”, hino cristão que teve sua primeira versão conhecida em 387 D.C, ocasião do batismo de Santo Agostinho por Santo Ambrósio.

“E teremos ainda outras composições surpresas do compositor. Tudo de graça para louvar o eterno Bruckner e nossos dez anos, sem parar, realizando óperas em Brasília e no Brasil”, destaca Renata Dourado. E a companhia promete várias outras ações ainda esse ano de graça.

“Neste ano, formamos o Coral da Cia de Cantores Líricos com 80 vozes. O coral foi resultado de oficinas de canto coral aberto à comunidade. Já apresentamos a ópera “La Bohème”, em março, e teremos ainda uma série de concertos até dezembro. Só aguardar e venham que é tudo de graça”, convida a solista, diretora e uma das fundadoras da Cia.

Sobre a Cia.

A Cia de Cantores Líricos de Brasília surgiu em 2008 por meio da união de cantores líricos de Brasília que resolveram contribuir com o cenário musical da cidade. Todos os cantores realizam apresentações musicais, shows, concertos, recitais, óperas e casamentos, em performances em grupo ou solo. Renata Dourado é fundadora e diretora geral da Cia. E aposta em grandes produções em Brasília, valorizando o celeiro de artistas da capital do País. São sopranos e atuam tanto em produções da Cia de Cantores Líricos, Gustavo Rocha é um dos barítonos mais atuantes de Brasília e, além de cantar nas produções da companhia e em outras produções no DF, é o Preparador vocal de grandes cantores e artistas de musical e ópera no DF, incentivando o surgimento de novos profissionais da área.

Serviço

Cia de Cantores Líricos de Brasília apresenta concerto em homenagem aos 200 anos do compositor Bruckner. Data: 5 e 6 de outubro, às 19h. Local: Teatro da Escola de Música de Brasília (602 Sul). Entrada: gratuita, por ordem de chegada. Classificação indicativa: livre. Mais informações no Instagram: @ciadecantoresliricos.

Ficha Técnica

Maestro: Felipe Ayala

  • Direção geral e produção: Renata Dourado
  • Maestro do Coro: Rafael de Abreu Ribeiro
  • Coro da Cia de Cantores Líricos de e coro convidado Coral do CEMAB
  • Orquestra da Cia de Cantores Líricos de Brasília Cantores Solistas: Érika Kallina, Renata Dourado, Rafael Luiz Ribeiro e Gustavo Rocha