
Governo anuncia congelamento de R$ 31,3 bi no Orçamento de 2025
Cortes por órgãos serão detalhados no próximo dia 30
Tecnologia tornaria possível medicamento muito mais eficaz do que as vacinas, já que não permite que vírus se instale Mecanismo cria barreira que faz com que o vírus morra sem infectar células humanas NATIONALDIVULGAÇÃO/INSTITUTE OF ALLERGY AND INFECTIOUS DISEASES Um grupo de cientistas belgas conseguiu isolar um tipo de açúcar presente nas células humanas e …
Continue reading “Cientistas descobrem método que impede totalmente a infecção pelo coronavírus”
Tecnologia tornaria possível medicamento muito mais eficaz do que as vacinas, já que não permite que vírus se instale
Um grupo de cientistas belgas conseguiu isolar um tipo de açúcar presente nas células humanas e que o vírus da Covid-19 utiliza para infectar o paciente, de forma a evitar que esse agente patogênico infecte humanos, segundo uma publicação na revista científica Nature Communications.
Desde 2020, sabe-se que o Sars-CoV-2 interage com a proteína spike antes de chegar ao receptor ACE2, no qual de fato ocorre a infecção, mas esse grupo de cientistas das universidades de Leuven e Namur conseguiu bloquear os contatos entre a proteína e o vírus.
Quando o vírus se aproxima de uma célula, ele começa a criar uma série de ligações que permitem que se agarre a ela, enquanto procura uma maneira de alcançar o receptor ACE2.
“O vírus não atinge imediatamente no receptor ACE2, ele precisa primeiro explorar a superfície de nossas células para encontrar o bloqueio”, explicou o pesquisador David Alsteens em declaração ao jornal belga Le Soir.
No entanto, graças a uma série de açúcares 9-O-acetilados, os cientistas conseguiram adicionar uma segunda barreira que impede o vírus de acessar o bloqueio que dá lugar ao receptor ACE2 desejado e, portanto, evita a infecção.
Divulgação/SES
Sem a possibilidade de infectar a célula, o vírus morre, no máximo, em um período de algumas horas, sem ter conseguido infectar nenhuma célula nem se reproduzir dentro do corpo humano, o que tornaria essa droga um sistema muito mais eficaz que as vacinas, que previnem os casos mais graves, mas não previnem a infecção.
Essa descoberta abre as portas para a criação de antivirais que facilitam a erradicação completa do vírus. Por enquanto, sua aplicação começa a ser estudada em camundongos e, dependendo dos resultados, poderá ser testada em humanos.
Alsteens, muito satisfeito com as perspectivas futuras da descoberta, salientou em declarações ao jornal que ela pode ser especialmente importante “para proteger contra todas as variantes futuras e para que se encontrem aplicações com outros tipos de vírus”.
.
Cortes por órgãos serão detalhados no próximo dia 30
Medida começa no dia 30 de junho
Neste caso, abatimento de 12% vai beneficiar quem tem consumo de até 120kWh por mês. Medida vai favorecer 21 milhões de famílias
Decreto determinou cursos que serão exclusivamente presenciais