
GDF investiu R$ 89 milhões em plano de recuperação de viadutos do Eixão Sul
Desde 2019, governo ampliou política de expansão viária, entregou obras em todas as regiões e investiu em reconstrução, reforço e novos complexos viários no Distrito Federal

Todas as 10 participantes do estudo perderam 7.7% de peso corporal em seis meses
Médicos estão realizando testes em um novo tratamento que promete perda de peso através de um procedimento endoscópio que queima o revestimento do estômago reduzindo a produção de grelina, hormônio que provoca a fome, resultando em diminuição do apetite e perda significativa de peso.
O estudo foi realizado até o momento com 10 pessoas do sexo feminino durante seis meses. Todas as participantes eram obesas. Elas perderam 7.7% de peso corporal e reduziram mais de 40% os níveis de grelina em jejum. O procedimento também resultou em uma redução de 42% na capacidade do estômago, de acordo com um teste padrão de bebida. Além disso, os pacientes relataram através de questionários validados que a sua fome diminuiu em mais de um terço.
“A obesidade é uma doença crónica que dura a vida toda. Prevê que ela afete quase metade da população dos EUA até 2030. O seu efeito na saúde geral, na qualidade de vida e nos custos globais dos cuidados de saúde é enorme e precisamos de maneiras de tratamento possíveis”, afirmou o autor principal Christopher McGowan, gastroenterologista e diretor médico da True You Weight Loss, uma clínica de propriedade de médicos com sede na Carolina do Norte.
Segundo o médico, o procedimento pode facilitar a perda de peso e reduzir significativamente a fome, podendo ser também uma opção adicional para pacientes que não querem ou não são elegíveis para medicamentos anti-obesidade, como Wegovy e Ozempic, ou cirurgia bariátrica.
O tratamento é chamado de ablação endoscópica da mucosa. Ela começa quando um endoscopista insere fluido para proteger os tecidos subjacentes do estômago e, em seguida, usa um pequeno dispositivo para fazer a ablação – ou queimar – o revestimento mucoso da porção superior do estômago, conhecido como fundo gástrico.
A sensação de fome origina-se desse fundo quando a câmara se esvazia, levando ao aumento da produção de grelina. A fome diminui à medida que o fundo gástrico se enche de comida e a produção de grelina diminui. A ablação da mucosa reduz o número de células produtoras de grelina.
Antigamente, o único método comprovado de redução da grelina era remover cirurgicamente ou desviar o fundo gástrico. Atualmente não existe método farmacológico para reduzir a grelina. Medicamentos mais recentes, como Ozempic e Wegovy, empregam uma via hormonal diferente – GLP-1.
“Se o procedimento for comprovado como eficaz por longos períodos de tempo e em estudos maiores, ele poderá complementar a gastrectomia vertical endoscópica, um procedimento não cirúrgico de perda de peso que reduz o tamanho do estômago, ou poderá ser oferecido como um procedimento único. procedimento que substitui ou complementa outros tratamentos”, disse McGowan.

Desde 2019, governo ampliou política de expansão viária, entregou obras em todas as regiões e investiu em reconstrução, reforço e novos complexos viários no Distrito Federal

A partir deste sábado (7), os blocos da Educação e do Policiamento e Fiscalização de Trânsito estarão nas ruas trabalhando em prol de uma folia segura

Ação da Secretaria da Mulher (SMDF) orienta foliões, comerciantes e trabalhadores sobre respeito e denúncia

Sistema digital amplia rastreabilidade de medicamentos, reduz uso de papel e fortalece o controle de insumos adquiridos com recursos públicos
