EDUCAÇÃO

CIL 01 de Brasília ganha destaque nacional com 32 prêmios na Olimpíada de Espanhol

22 de junho, 2026 | Por: Agência Brasília

A conquista reforça o reconhecimento da excelência do ensino de idiomas oferecido pelos CILs

Estudantes do curso de espanhol do Centro Interescolar de Línguas (CIL) 01 de Brasília, unidade da rede pública vinculada à Secretaria  de Educação (SEEDF), foram homenageados na semana passada, durante a cerimônia de entrega de certificados e medalhas da 2ª Olimpíada de Espanhol. A competição nacional, promovida pelo Instituto Philotimia em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil, é destinada a estudantes da educação básica e ao público em geral.

 Ana Júlia Dourado (D), uma das medalhistas: “Saber outras línguas é muito importante para a minha futura carreira profissional e também para me comunicar com pessoas de diferentes lugares e realizar viagens um dia” | Foto: Jotta Casttro/SEEDF

Ao todo, o CIL 01 conquistou 32 premiações, incluindo cinco medalhas de ouro, seis de prata, 12 de bronze, duas menções honrosas e sete certificados de participação. O resultado reforça a qualidade do ensino de idiomas ofertado pelos centros interescolares de línguas da SEEDF, referência na formação linguística de estudantes da rede pública do Distrito Federal.

“O aprendizado de uma ou mais línguas tem impacto direto na trajetória acadêmica e profissional desses jovens”Jean François Sirino, secretário-executivo substituto da SEEDF

A estudante Ana Júlia Fernandes Dourado, de 17 anos, que cursa o quarto semestre de espanhol e conquistou uma medalha de prata, afirmou que a premiação representa uma conquista pessoal e também o reconhecimento do ensino oferecido pela instituição.

“É uma honra ter conquistado a medalha de prata”, afirmou. “Essa experiência vai ficar marcada na minha vida. “Saber outras línguas é muito importante para a minha futura carreira profissional e também para me comunicar com pessoas de diferentes lugares e realizar viagens um dia.”

“Essas 32 premiações dos nossos alunos só reforçam o compromisso da educação com a qualidade e a excelência”, ressaltou o  secretário-executivo substituto da SEEDF, Jean François de Figueiredo Sirino. “Como ex-aluno do CIL, eu valorizo toda a comunidade escolar. O papel da escola é mostrar caminhos para que os estudantes possam alçar voos cada vez mais altos. O aprendizado de uma ou mais línguas tem impacto direto na trajetória acadêmica e profissional desses jovens.”

Sirino também destacou a importância dos CILs na formação dos estudantes da rede pública. Segundo ele, iniciativas como o programa Pontes para o Mundo demonstram como o domínio de outros idiomas amplia oportunidades educacionais e profissionais.

Olimpíadas de Espanhol

A Olimpíada de Espanhol integra ações voltadas para a valorização do ensino de idiomas e ao fortalecimento dos laços culturais entre Brasil e Espanha. A ação também estimula o protagonismo estudantil e o contato dos participantes com obras literárias e manifestações culturais do universo hispânico.

A iniciativa visa a despertar o interesse dos estudantes pelo idioma e pelos contextos culturais que o cercam, fortalecendo o ensino de espanhol tanto em escolas regulares quanto em cursos de idiomas. A competição também estimula o raciocínio linguístico, a interpretação textual e a ampliação do vocabulário, explorando diferentes aspectos da língua, como gramática, variantes regionais e compreensão de textos.

Além disso, a olimpíada reconhece alunos que se destacam no uso do espanhol, valoriza o trabalho de professores e instituições comprometidos com o ensino do idioma, promove o espírito esportivo no ambiente acadêmico-escolar e incentiva reflexões sobre a língua espanhola entre educandos e educadores.

“Foi mais uma comprovação da qualidade do ensino de língua estrangeira em uma escola pública”Dóris Scolmeister, diretora do CIL 01 de Brasília

As provas são online e abordam aspectos linguísticos e características próprias do idioma espanhol, com parte das questões organizada a partir de um pequeno texto literário previamente selecionado.

A diretora do CIL 01, Dóris Scolmeister, comemorou o resultado e destacou o trabalho desenvolvido pela equipe pedagógica da instituição: “Foi mais uma comprovação da qualidade do ensino de língua estrangeira em uma escola pública. Hoje tivemos muitos premiados, o que demonstra a seriedade com que nossa equipe conduz o ensino do espanhol. Que venham mais medalhas para o CIL 01 de Brasília”.

Representante da Embaixada da Espanha no Brasil, Pablo Tenés Brenot reforçou: “A olimpíada é um projeto muito importante para a Embaixada da Espanha. Nesta segunda edição, tivemos a participação de cerca de seis mil estudantes de 188 escolas de todo o Brasil. O principal objetivo é motivar o estudo do espanhol. Aprender uma língua é uma forma de abrir a mente, pensar de maneira diferente e observar o mundo por outras perspectivas. Além disso, buscamos fomentar o hábito da leitura”.

*Com informações da Secretaria de Educação

Artigos Relacionados