
Biblioteca Pública de Ceilândia oferece atividades de literatura, oficinas e contação de histórias
Durante o recesso escolar, o espaço cultural vai oferecer atividades de literatura, oficinas e leitura

Diversos atrativos turísticos da cidade estão com programação cultural; veja as opções
Está em Brasília neste começo de ano? Que tal aproveitar para conhecer alguns dos principais pontos turísticos da cidade? Melhor ainda se for possível conciliar essa visita com atividades culturais. Neste fim de semana, vários equipamentos geridos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) têm opções para quem quer esse combo.
Uma boa alternativa é a exibição gratuita de O Agente Secreto na primeira Sessão Acessível de 2026 no Cine Brasília, no sábado (10). O longa, que pode representar o Brasil no Oscar 2026, será exibido com recursos de acessibilidade de Libras e legendas descritivas, além de audiodescrição, em uma sessão voltada a pessoas com deficiência.
Até o fim de janeiro, o local ainda recebe as mostras Segunda Chamada e Sucessos de Bilheteria. Neste fim de semana, além de O Agente Secreto, estão entre as opções as animações Zootopia 2 e Flow — vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2025. Confira a programação completa.
No Museu de Arte de Brasília (MAB), o foco são as crianças. O programa Férias no MAB tem uma vasta programação, que inclui visitas, contação de histórias e oficinas, ao longo de todo o mês. A lista completa pode ser conferida nas redes sociais do museu.
O público infantil também tem vez no Espaço Cultural Renato Russo, que recebe, até 12 de fevereiro, o curso “Criançaria: dança, riso e poesia”. As aulas serão ministradas às quintas-feiras, à noite, e as inscrições custam a partir de R$ 100. Mais informações nas redes sociais do espaço.
A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), na Esplanada dos Ministérios, por sua vez, sedia, até a próxima segunda-feira (12), o Brasília Chess Open, etapa de um torneio nacional de xadrez. Os visitantes podem assistir às partidas, além de conferir as atividades habituais da BNB, que estará aberta das 8h às 20h no sábado e das 8h às 18h no domingo.
Também na Esplanada dos Ministérios, a Casa de Chá reabriu as portas após o recesso de fim de ano. Quem passar pela Praça dos Três Poderes pode conferir as delícias do local das 10h30 às 19h30.
Para quem quer conhecer os atrativos turísticos da capital federal, independentemente de programação, a Secretaria de Turismo (Setur-DF) organizou rotas, que valorizam diferentes áreas. Há, por exemplo, a Rota do Queijo, a Rota Arquitetônica, a Rota do Rock e a Rota da Paz, esta última dedicada aos espaços de fé e misticismo. Confira todas as rotas aqui.
Há ainda a opção de aproveitar o Zoológico de Brasília e o Jardim Botânico de graça aos domingos, pelo programa Lazer para Todos. Também dá para chegar a todos os atrativos aos domingos sem pagar tarifas no metrô e nos ônibus, pelo Vai de Graça.

Durante o recesso escolar, o espaço cultural vai oferecer atividades de literatura, oficinas e leitura

Iniciativa Planetário Jovem oferece mais de mil vagas para atividades lúdicas que unem tecnologia, sustentabilidade e astronomia para crianças e adolescentes

Há 25 anos, o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília pulsa como um espaço vivo de arte, memória e aprendizado

A programação reúne os espetáculos À Beira do Sol, Depois do Silêncio e Cantos de Encontro, que marcam diferentes momentos da trajetória da companhia
