CULTURA

Cinema, música e brincadeiras gratuitas são destaques do fim de semana no DF

16 de maio, 2025 | Por: Agência Brasília

Programação cultural inclui mostra antimanicomial, oficinas para crianças, feira de adoção e eventos na Fercal; com o programa Vai de Graça, dá para curtir tudo sem gastar com transporte

Neste fim de semana, o Distrito Federal está cheio de opções de diversão, cultura e lazer para os brasilienses. Com exposições, atividades educativas para crianças e adolescentes, sessões de cinema acessível e atrações musicais, o que não falta é opção para quem não quer ficar em casa. E com uma vantagem: é possível ir a todos os eventos sem gastar nada com transporte, em razão do programa Vai de Graça, que prevê ônibus e metrô gratuitos aos domingos e feriados.

Manias Festival, no Parque da Cidade, terá espetáculos teatrais e shows de música | Fotos: Divulgação

No Parque da Cidade, o Manias Festival chega com peças teatrais e uma pegada mais musical com shows que relembram ícones da música brasileira e da história do rock. Além disso, durante os turnos matutino, a partir das 9h, e vespertino, a partir das 14h, da sexta-feira (16), e às 10h de domingo (18), o festival recebe turmas de escolas públicas para uma programação especial voltada ao público infantil. As crianças participarão de sessões de teatro e atividades educativas com acompanhamento de monitores.

A iniciativa, do Instituto Integra Mais Um e Instituto Cultural e do Bem-estar Animal (Icbem), a iniciativa conta com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). Outro ponto alto do Manias Festival é a presença da Feira de Adoção de Animais, com a participação de ONGs e protetores independentes. Os visitantes poderão adotar cães e gatos com orientação sobre posse responsável.

Cine Brasília terá a 1ª Mostra de Cinema Antimanicomial do DF

Para quem prefere o silêncio na hora de assistir a um filme, o Cine Brasília apresenta a 1ª Mostra de Cinema Antimanicomial do DF, um evento que articula cinema, arte e saúde mental em defesa do cuidado em liberdade e dos direitos humanos. Organizada pelo Fórum Revolucionário Antimanicomial do DF e apoiada por diversos coletivos e instituições, a mostra propõe uma programação gratuita e diversa com exibições de filmes, conversas, feira de economia solidária, premiações e intervenções artísticas.

Exposição

A mostra Belx Pretx – uma poética mitológica é atração no Museu Histórico e Artístico de Planaltina

Nesta sexta, às 20h, será aberta no Museu Histórico e Artístico de Planaltina a exposição Belx Pretx – uma poética mitológica, em que o fotógrafo Luíz Roberto Moreira propõe uma revisitação visual e simbólica ao panteão da mitologia grega, porém apresentando corpos negros como encarnações contemporâneas de deuses e deusas clássicos. Realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC/DF), a mostra permanece aberta até 15 de junho, com entrada gratuita.

São 20 fotografias, entre elas um tríptico, Perséfone, distribuídas cuidadosamente por cinco núcleos com representações de 18 divindades. Os modelos que encarnaram essas figuras farão um desfile, devidamente caracterizados na noite de abertura.

Candangolândia terá, sexta e sábado, a curiosa mostra Interação Corpo/Som, no Museu Vivo da Memória Candanga

Na sexta e no sábado, os brasilienses poderão conferir a segunda edição da mostra alternativa Interação Corpo/Som, que chega a Candangolândia. Artistas vão expor dentro de um ônibus-galeria no Museu Vivo da Memória Candanga. O projeto,  contemplado pelo FAC em 2025, consiste em uma ocupação por espaços descentralizados do Distrito Federal e prevê três exposições que ocorrerão aos finais de semana dentro de um ônibus galeria, totalmente transformado para abrigar as mostras.

Música

No domingo, às 18h, o músico, violonista e compositor Cairo Vitor estreia o show autoral Música de ver no Bairro Boa Vista, na Fercal. O artista, morador da APA da Cafuringa, uma região rural no extremo norte de Brasília, levará à população um evento gratuito, que conta com o fomento do FAC.

O show também terá outros músicos da cena musical brasiliense. Dividindo o palco estarão a baixista Paula Zimbres, o flautista Sérgio Morais, o percussionista Felipe Fiuza e, como participação especial, a cantora Martha Freitas.

Brincadeiras de criança

O Festival de Brincadeiras de Rua movimenta o campo de futebol da comunidade Boa Vista, na Fercal

Quem nunca brincou na rua quando era criança, que atire a primeira pedra. Para resgatar esse costume antigo, no domingo, a periferia rural da Fercal vai receber novamente o Festival de Brincadeiras de Rua – desta vez, no campo de futebol da comunidade Boa Vista.

É um evento gratuito que também conta com o fomento do FAC, e consiste em estações de brincadeiras nas quais crianças e adultos poderão brincar de pular corda, futebol, corrida de tampinha, peão, queimada, bola de gude, bete e muitas outras atividades populares.

Domingo também marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Conselho Tutelar da Fercal fará uma palestra sobre o tema no festival. É uma data de luta, de conscientização e de mobilização e engajamento de toda a sociedade civil em prol dos direitos humanos e contra a violência sexual de meninos e meninas.

Serviço

Belx Pretx – exposição de fotografias de Luiz Roberto Moreira
→ Local: Museu Histórico e Artístico de Planaltina Endereço – Setor Tradicional Q 57, 1, Praça Salviano Guimarães, 24 – Planaltina.  Abertura: sexta (16), às 20h. Entrada franca.

2ª Edição do Interação Corpo/Som

→ Sexta e sábado (17) – Museu Vivo da Memória Candanga
→ Horário: 14h às 18h
→ Programação gratuita

Brincadeiras de rua

→ Domingo (18)
→ Horário: 13h
→ Local: Campo de futebol – Bairro Boa Vista

Cine Brasília – 1ª Mostra de Cinema Antimanicomial do DF

→ Sexta
18h – Cerimônia de abertura
19h – Em Nome da Razão SPK Complex

→ Sábado
14h – Premiação: Boas práticas em políticas públicas
15h – Debate sobre saúde mental no DF
17 – No Rastro das Cargueiras De Perto Ninguém é Normal
18h30 – Bate-papo: Cinema e saúde mental
20h – Cartas do Cinema Linhas da Minha Mão

→ Domingo
16h – Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos
18h – Bate-papo: Saúde mental e comunidades
tradicionais
18h – Capsianos Maluco Voador Além do Som
19h30 – Capsianos + Maluco Voador Além do Som.

Artigos Relacionados