
Inscrições abertas para segunda edição do Projeto Toca Literária do Cerrado
Evento ocupará o Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, do dia 17 deste mês a 8 de junho; atividades gratuitas usam as artes para promover a educação ambiental
Evento contará também com reinauguração de placa que oficializa o local como Patrimônio Cultural
Após uma edição especial realizada em setembro no Centro Cultural Banco do Brasil, a Mostra Internacional de Cinema de Arquitetura, conhecida como Cinema Urbana, encerra as atividades de 2024 com uma ocupação cultural inteiramente gratuita na RA de São Sebastião, dias 25 e 26 de outubro (sexta e sábado), na unidade DF das Brigadas Populares (Morro da Cruz) e na Praça do Reggae de São Sebastião.
Na sexta-feira (25), Cinema Urbana apresenta uma das sessões de cinema construídas para a programação do ano, a partir das 18 horas, na unidade DF da Brigadas Populares. Em “Ver, Ouvir, Sentindo”, o público assiste aos títulos A Velhice Ilumina O Vento, de Juliana Segóvia, Escasso, de Clara Anastácia e Gabriela Gaia Meirelles, La Hemi, de Ila Giroto e Estela Lapponi, Jussara, de Camila Ribeiro, e O Tempo É Um Pássaro, de Yasmin Thayná. Às 20h acontece um debate sobre a sessão, com a presença das curadoras da Cinema Urbana e outros convidados.
No sábado (26), a programação segue nas Brigadas Populares, com a Oficina de Formação Cineclubista às 10h horas, ministrada por Thay Limeira e Daniela Marinho, com inscrições abertas através de formulário disponibilizado nas redes sociais do projeto. À tarde a programação volta-se à Praça do Reggae de São Sebastião. Patrimônio cultural do DF, a praça é um ponto de encontro para a cidade desde os anos 1990, quando começam por ali os movimentos culturais ligados à cultura maranhense e jamaicana do reggae.
Em 2019 instalou-se uma placa turística em reconhecimento à memória cultural da praça. Na tarde do dia 26, Cinema Urbana promove às 15 horas uma roda de conversa conjuntamente com a reinauguração desta placa. Nesta roda, os participantes falarão sobre o legado cultural da região, com mediação de Samuel Estrella e a participação de Edvair, Zezinho do Reggae, quiosqueiros e quem já ocupa a praça. A partir das 17 horas é a vez da festa tomar conta do local, com o encontro dos coletivos Calangos Sounds e Jamaicana, dois representantes da força dos soundsystems na capital.
Calangos Sounds é o soundsystem dos criadores do festival Reggae na Praça, ação que fortalece a identidade regueira do território celebrado no projeto. Coletivo independente que atua há mais de 10 anos na promoção do reggae no DF, tem suas apresentações focadas no protagonismo da juventude negra. Já o coletivo Jamaicana foi criado em 2014 e idealizado por Savana, Mari Mira, Pati Egito, Juba Lion e Shiva. O reggae, rocksteady e dancehall, assim como suas influências, desdobramentos, origens e novas roupagens, são a grande influência deste coletivo.
A mostra Cinema Urbana é uma produção da Moveo Filmes, apresentada pelo Centro Cultural Banco do Brasil e Governo Federal através da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal, Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e Governo do DF.
Cinema Urbana em São Sebastião
Quando: 25 e 26 de outubro. Onde: Praça do Reggae e Brigadas Populares (Morro da Cruz), em São Sebastião. Entrada: gratuita. Mais informações em: www.cinemaurbana.com/ ou www.instagram.com/cinema_urbana/.
Evento ocupará o Parque Ecológico Saburo Onoyama, em Taguatinga, do dia 17 deste mês a 8 de junho; atividades gratuitas usam as artes para promover a educação ambiental
Criado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, certame tem inscrições gratuitas de 10 de maio a 25 de junho e R$ 195 mil em prêmios, contemplando sete categorias entre obras publicadas em português e projeto de incentivo à leitura
Público poderá aproveitar, até domingo (11), mediações culturais gratuitas pela exposição, com a presença da curadoria e de alguns dos artistas participantes, tudo de forma gratuita
De 10 de maio a 15 de junho, acontece Deu a Louca na I.A. – A NOVA, INÉDITA e NUNCA VISTA comédia do G7, no Teatro La Salle (906 Sul). Saiba mais aqui!