
Governo do DF vai contratar 2,8 mil cirurgias de hérnia e vesícula na rede complementar
Secretaria de Saúde publicou novo edital de credenciamento para ampliar a realização de cirurgias gerais na rede pública
Segundo o PL do deputado Delmasso, os jovens são “atores sociais estratégicos para a transformação e melhoria do Distrito Federal juntamente com as suas organizações de caráter políticos, estudantil, cultural, religioso e desportivo” O Distrito Federal ganhará em breve um Estatuto da Juventude, com os direitos de jovens com idade entre 15 e 29 anos. …
Continue reading “CLDF: Aprovada a criação do Estatuto da Juventude do DF”
Segundo o PL do deputado Delmasso, os jovens são “atores sociais estratégicos para a transformação e melhoria do Distrito Federal juntamente com as suas organizações de caráter políticos, estudantil, cultural, religioso e desportivo”
O Distrito Federal ganhará em breve um Estatuto da Juventude, com os direitos de jovens com idade entre 15 e 29 anos. Em sessão ordinária, a Câmara Legislativa aprovou um substitutivo ao projeto de lei nº 1.597/2021, do deputado Delmasso (Republicanos), que institui o Estatuto da Juventude. O projeto foi aprovado em segundo turno e redação final, com 18 votos favoráveis, e segue agora à sanção do governador Ibaneis Rocha.
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília
Segundo o projeto, os jovens são “atores sociais estratégicos para a transformação e melhoria do Distrito Federal juntamente com as suas organizações de caráter políticos, estudantil, cultural, religioso e desportivo”.
Pela proposta, a sociedade participará, em colaboração com o poder público, da formação das políticas públicas e dos programas destinados aos jovens, assegurada sua representação em órgãos governamentais destinados a estes fins, cabendo-lhe: I – encaminhar aos poderes constituídos propostas de ações de defesa e promoção dos seus direitos; II – acompanhar e avaliar as ações governamentais e não governamentais dirigidas ao atendimento e melhoria das condições de vida dos jovens; III – participar da proposta orçamentária destinada a elaboração e execução de planos e programas voltados a juventude do Distrito Federal; IV – fiscalizar o cumprimento das prioridades estabelecidas no plano; V – manifestar sobre a conveniência e oportunidade da implementação de ações governamentais visando os jovens.
O Estatuto estabelece ainda que “todos os jovens, como membros da sociedade e moradores do Distrito Federal, têm o direito de ascender e desfrutar dos serviços e benefícios socioeconômicos, políticos, culturais, informativos, de desenvolvimento e convivência que lhes permitam construir uma vida digna”.
Na justificativa, o autor destaca que a iniciativa tem o objetivo de “garantir e dar efetividade aos direitos e garantias fundamentais como saúde, trabalho, educação e lazer aos jovens de 15 a 29 anos”.
Relevante interesse cultural
Os deputados também aprovaram, em segundo turno e redação final, o projeto de lei nº 1.474/2020, dos deputados Delmasso (Republicanos) e Jaqueline Silva (PTB), que reconhece como de relevante interesse cultural, social e econômico do DF a Feira Permanente de Santa Maria. O texto foi aprovado em segundo turno e redação final, com 16 votos favoráveis, e vai à sanção do governador Ibaneis Rocha.
Luís Cláudio Alves – Agência CLDF
Secretaria de Saúde publicou novo edital de credenciamento para ampliar a realização de cirurgias gerais na rede pública
Caso o posto não apresente ao órgão de defesa do consumidor, em até 10 dias, a documentação ou não consiga comprovar a necessidade em aumentar o valor de venda do combustível, passa a responder um processo administrativo que pode terminar na aplicação de multa
Medida começou nesta sexta-feira
Investimento superior a R$ 1 milhão aprimora processos desde o pré-natal até o momento do parto