
Ministro André Mendonça valida repactuação de acordo de leniência da Lava Jato
Termos ainda deve ser referendada pelos demais ministros do STF
A Câmara Legislativa comemora o Dia do Farmacêutico nesta quarta-feira (7), às 19h, em sessão solene no plenário. O evento será transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.
O autor da homenagem, deputado Rogério Morro da Cruz (sem partido), destaca que esses profissionais são essenciais para a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o uso racional de medicamentos, com presença em diversos setores, como farmácias, laboratórios, hospitais, indústrias, pesquisa, ensino e vigilância sanitária. De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, há mais de 220 mil farmacêuticos registrados no País, e destes, cerca de dez mil atuam no DF.
Morro da Cruz lembrou a dedicação dos farmacêuticos durante a pandemia de Covid-19, quando desempenharam importante papel na realização de testes de diagnóstico, na administração de vacinas e na orientação segura da população sobre medidas preventivas. Ele ressaltou também a contribuição desses profissionais na pesquisa e desenvolvimento de novas terapias, a exemplo da farmacogenômica, que personaliza tratamento com base na genética do paciente. Na saúde pública, o segmento colabora ativamente em programas nacionais de vacinação e campanhas de educação em saúde, acrescentou.
Desse modo, a homenagem desta noite é “uma oportunidade para manifestar o respeito e a gratidão a esses profissionais, essenciais para a qualidade de vida da comunidade”, afirmou.
A celebração da CLDF remete ao dia 20 de janeiro de 1916, data da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF).
Termos ainda deve ser referendada pelos demais ministros do STF
Zanin reservou oito sessões para a análise do caso
Márcio Wanderley de Azevedo é indicado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) ao cargo de Procurador-Geral do DF
Deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO)