Brasília Agora
Brasília Agora


DESTAQUE

CLDF celebra os 52 anos de Ceilândia na Praça dos Eucaliptos

29 de março, 2023

Os autores da homenagem, deputados Jaqueline Silva (sem partido) e Max Maciel (PSOL), cumprimentaram os moradores pelo aniversário da cidade A Câmara Legislativa comemorou os 52 anos de […]

CLDF celebra os 52 anos de Ceilândia na Praça dos Eucaliptos
Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília.

Os autores da homenagem, deputados Jaqueline Silva (sem partido) e Max Maciel (PSOL), cumprimentaram os moradores pelo aniversário da cidade

A Câmara Legislativa comemorou os 52 anos de Ceilândia em sessão solene, na manhã desta quarta-feira (29), na Praça dos Eucaliptos, que fica na QNM 14 de Ceilândia Norte, com transmissão ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube.

Foto: Rogério Lopes/Gab. Jaqueline Silva

Para Jaqueline, Ceilândia é “não apenas numerosa, mas também calorosa” e anseia por políticas públicas que cheguem à porta da casa de cada morador, ao salientar os programas cartão creche e cartão material escolar, que dão “dignidade às pessoas”. Defensora do benefício, Jaqueline disse que um dos principais objetivos de seu mandato é “zerar as filas para as creches”, conquista que poderá ser alcançada pela parceria entre governo, instituições e comunidade.

“Ceilândia é uma potência do Distrito Federal”, afirmou o deputado Max Maciel. Ele frisou que a cidade representa 10% do PIB do DF e é o maior mercado consumidor do Centro-Oeste. “Essa cidade merece respeito e ser vista como potência e não como problema. Queremos um projeto de uma cidade do futuro”, salientou Max. Entre as particularidades, ele apontou a diversidade cultural presente na cidade.

DJ Jamaika

“Ceilândia é a expressão da cultura brasileira”, reforçou a deputada federal Erika Kokay (PT-DF), ao citar o DJ Jamaika, que faleceu na última sexta-feira (24), e foi um dos precursores do estilo rap do DF. Durante o evento, os participantes fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao DJ Jamaika.
Morador da cidade desde 1978, o deputado federal Professor Reginaldo Veras (PV-DF) observou que conhece bem a região, ao mencionar diversos expoentes e gestores locais.

“Em dois anos, entregamos cinco quadras poliesportivas cobertas para Ceilândia, fruto da nossa parceria com a deputada Jaqueline Silva na CLDF”, lembrou Veras. Além do esporte, ele enfatizou a relevância da educação, áreas que devem contar com investimentos do Estado para mudar a realidade da população ceilandense.

Nesse sentido, o coordenador regional de ensino de Ceilândia, Carlos Cavalcante, destacou que há mais de 80 mil alunos matriculados, assinalando as atividades pedagógicas e as novas creches da cidade.

Por sua vez, a professora Maria Madalena Torres, do Centro de Educação Paulo Freire (Cepafre), reivindicou, entre outros pleitos, um programa de alfabetização, ao observar que há 17mil pessoas analfabetas na região. Uma “Ceilândia revitalizada” foi o clamor do rapper Japão Viela, que protestou contra a falta de infraestrutura local.

Convites

Voltado a jovens de 15 a 29 anos, o projeto Jovem de Expressão existe na cidade há 15 anos. Segundo a coordenadora Rayane Soares, os principais eixos de atuação são empreendedorismo, cultura, educação e promoção à saúde mental. Ao listar as conquistas do projeto na área de educação e cultura, Rayane convidou os presentes para conhecer a galeria Risoflora, primeira galeria de arte urbana local.

Além de moradores, diversas autoridades locais participaram do evento, como o comandante do 8º Grupamento de Bombeiro Militar da Ceilândia, Rodrigo Rasia; o comandante do 10º batalhão da Polícia Militar do DF, Everaldo Aragão; o diretor do Hospital de Ceilândia, Bruno Vieira, e o ex-deputado distrital Guarda Jânio.

Ao agradecer a homenagem, o administrador de Ceilândia, Dilson Almeida, convidou os presentes para participar do projeto Câmara nas Cidades. O convite foi reforçado pelos deputados Jaqueline Silva e Max Maciel, que entregaram moções de louvor a moradores que se destacaram pelos serviços prestados à região.

Câmara nas Cidades

Na tarde desta quarta (29) e na quinta (30), o projeto “Câmara nas Cidades” permanecerá em Ceilândia para possibilitar a comunicação direta entre comunidade, distritais e representantes do governo.
A estrutura do “Câmara nas Cidades” ficará montada na Praça dos Eucaliptos. Além da sessão ordinária, que começa logo mais, às 15h, o projeto vai abrigar ações em parceria com diversos órgãos do Executivo e do Sistema S, com espaços de atendimento da Defensoria Pública, Polícia Civil, Secretaria da Mulher e Na Hora.
Leia Mais

Infraestrutura para lazer e cultura está entre prioridades dos moradores da aniversariante Ceilândia
Ceilândia recebe a 1ª edição do Câmara nas Cidades de 2023

Franci Moraes – Agência CLDF