
CLDF promove a Semana de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa nos dias 7, 8 e 9 de outubro
Evento será nos dias 7, 8 e 9 de outubro, na Praça do Povo e na Praça do Servidor, com expectativa de atender 3 mil pessoas durante os três dias
Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene em celebração ao Setembro Verde
Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (29), às 19h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene em celebração ao Setembro Verde, mês de conscientização sobre doação de órgãos e tecidos, e ao Dia Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos. A iniciativa do deputado Eduardo Pedrosa (União) prestigia transplantados e profissionais do Instituto Brasileiro de Transplantados (IBTx), do Instituto de Cardiologia e Transplantes (ICTDF) e do Hospital Universitário de Brasília.
O Setembro Verde é uma campanha inicialmente voltada para a inclusão social da Pessoa com Deficiência (PcD). A escolha do mês está associada ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, data instituída em 1982 e oficializada em 2005. A cor verde, que coincide com o Dia da Árvore, simboliza a esperança de um país mais acessível e mobilizado em garantir os direitos e a plena cidadania das pessoas com deficiência.
Além da inclusão, o Setembro Verde engloba o Dia Nacional da Doação de Órgãos, instituído pela Lei federal 11.584/2007 e celebrado anualmente em 27 de setembro. Embora as campanhas não estejam vinculadas formalmente, ambas adotam a cor verde como um símbolo de esperança.
Segundo Pedrosa, celebrar a campanha é fundamental para estimular o ato de solidariedade que salva vidas e impacta a saúde pública. “O Setembro Verde é um convite ao diálogo. Para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, somente comunicar o desejo à família. É a autorização familiar que torna possível esse gesto de amor, capaz de salvar vidas todos os dias no país”, enfatiza o parlamentar.
O evento desta segunda-feira (29) pode ser acompanhado pela TV Câmara Distrital, nos canais 9.3 (aberto), 11 da NET/Claro e 09 da Vivo, e pelo canal da CLDF no YouTube.
Evento será nos dias 7, 8 e 9 de outubro, na Praça do Povo e na Praça do Servidor, com expectativa de atender 3 mil pessoas durante os três dias
O presidente da CPMI, senador Carlos Viana, confirmou os depoimentos para segunda-feira
Parlamentar está presa na Itália desde julho deste ano
Transferência é simbólica e projeto segue ao Senado