
Ibaneis destaca ações para construção civil e setor imobiliário em posse das diretorias no DF
Ibaneis Rocha falou sobre o encaminhamento do novo Pdot à CLDF e os novos recursos do programa Cheque Moradia
Paula Belmonte explica que o conceito de ‘primeira infância’ exposto engloba também a fase gestacional Foto: Eurico Eduardo (estagiário) /Agência CLDF A Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) se reuniu nesta terça-feira (05) e aprovou uma proposta (PL nº 344/2023) da deputada Paula Belmonte (Cidadania) que busca coletar e sistematizar indicadores e informações …
Continue reading “Comissão aprova projeto que fiscaliza investimentos na primeira infância”
Paula Belmonte explica que o conceito de ‘primeira infância’ exposto engloba também a fase gestacional
Foto: Eurico Eduardo (estagiário) /Agência CLDF
A Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) se reuniu nesta terça-feira (05) e aprovou uma proposta (PL nº 344/2023) da deputada Paula Belmonte (Cidadania) que busca coletar e sistematizar indicadores e informações de programas governamentais voltados para crianças de 0 a 6 anos de idade.
Para o controle e acompanhamento dos recursos aplicados pelo poder público em ações voltadas ao tema, o texto do PL também cria o Relatório Orçamento da Primeira Infância (OPI), que será elaborado anualmente pelo órgão competente do Poder Executivo.
“Se nós, brasilienses, começarmos a investir na primeira infância, e se tivermos os dados para mostrar os impactos desse investimento, nós vamos mudar nossa realidade”, afirmou Belmonte sobre a importância da proposta.
A distrital explicou que o conceito de ‘primeira infância’ exposto no projeto engloba também a fase gestacional e que o PL será de extrema importância para acompanhar e fomentar as ações nessa fase. “[o projeto] também engloba o acesso ao pré-natal, a um parto em que não haja violência obstétrica e o fortalecimento do vínculo das mães com os bebês”, explicou a parlamentar.|
A comissão aprovou também o PL nº 2364/2021, do Poder Executivo, que dispõe sobre as infrações e sanções administrativas relativas ao meio ambiente. O PL revoga dispositivos relacionados às infrações ambientais contidos na Lei nº 41/1989, que ficou obsoleta em vários aspectos.
A nova proposta busca adequar as infrações administrativo-ambientais à nova realidade do direito ambiental no Brasil e no Distrito Federal, além de trazer segurança jurídica para o cidadão, celeridade e economia processual para a administração pública.
Dentre as novidades trazidas, o projeto estabelece a regulação da utilização de luzes intermitentes e dispositivos de alarme sonoro nos veículos automotores utilizados nas atividades de auditoria e fiscalização ambiental, bem como no atendimento de emergências ambientais e incêndios florestais.
Além dos dois projetos de lei, a comissão, que teve presença dos deputados Dayse Amarilio (PSB), Max Maciel (PSOL) e Paula Belmonte (Cidadania), aprovou dois requerimentos (nº 20131 e nº 20496) para convide de integrantes do executivo.
Christopher Gama – Agência CLDF
Acompanhe informações em tempo real da Câmara Legislativa.
Siga o perfil @cldfnoticias!
Ibaneis Rocha falou sobre o encaminhamento do novo Pdot à CLDF e os novos recursos do programa Cheque Moradia
Os sites institucionais da CGDF e da Ouvidoria também contam agora com ferramentas que ampliam a participação cidadã
Encontro na residência do governador no Lago Sul reuniu chefes do Executivo de nove unidades da Federação para debater medidas sobre os impactos das tarifas sobre produtos brasileiros
Oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência; salários chegam a R$ 2.574