Brasília Agora
Brasília Agora


DESTAQUE

CLDF: Linhas de crédito e feiras de artesanato são destaque em Dia do Artesão

21 de março, 2023

O subsecretário de Turismo do DF, Franklin Martins, defendeu o fácil acesso ao microcrédito e acrescentou que há uma carteira especial para o artesão no […]

CLDF: Linhas de crédito e feiras de artesanato são destaque em Dia do Artesão
Foto: Silvio Abdon/CLDF

O subsecretário de Turismo do DF, Franklin Martins, defendeu o fácil acesso ao microcrédito e acrescentou que há uma carteira especial para o artesão no Prospera

Com a presença de artesãos locais, a Câmara Legislativa comemorou o Dia do Artesão em sessão solene nesta terça-feira (21) no plenário. O autor da homenagem, deputado Robério Negreiros (PSD), cumprimentou os artesãos que “dedicam suas vidas a esta arte milenar, cuja atividade é essencial para a cultura e a economia do País”.

Foto: Silvio Abdon/CLDF

O parlamentar destacou que o artesanato nacional, presente em todas as regiões do País, movimenta cerca de R$ 50 bi por ano e é fonte de renda para mais de dez milhões de brasileiros. Desse modo, o objetivo do evento é reconhecer a importância da atividade e debater a questão no âmbito local a fim de impulsionar o ramo e capacitar os artesãos do DF, explanou Negreiros, que defendeu linha de crédito específica para a atividade.

Na avaliação do parlamentar, as secretarias do DF voltadas à economia, trabalho, renda e turismo precisam estar articuladas para fomentar o artesanato local.

Prospera

Nesse sentido, o secretário ajunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Ivan Santos, disse que a pasta tem a intenção de voltar a realizar grandes feiras de artesanato ainda este ano. Ele anunciou o incremento do Prospera, que é o programa de microcrédito produtivo e orientado. No orçamento atual, há R$ 23 milhões para atender os micro e pequenos empresários, assegurou Santos, que incentivou os artesãos a participar do programa.

Do mesmo modo, o subsecretário de Turismo do DF, Franklin Martins, defendeu o fácil acesso ao microcrédito e acrescentou que há uma carteira especial para o artesão no Prospera. Ao cumprimentar os artesãos, Martins disse que a pasta trabalha pela valorização e capacitação desses profissionais.

Em nome da Secretaria da Mulher do DF, Simone Barros, responsável pela diretoria rural, salientou a importância da união entre as pastas para viabilizar projetos em comum, posição corroborada pelo presidente da Federação das Associações dos Artesãos do DF e Entorno, Hebert Amorim. Ele reforçou a necessidade de acesso a linhas de créditos atualizadas e com menos burocracia.

Amorim, que também é presidente da Associação dos Expositores da Feira de Artesanato da Torre de TV, reivindicou a regulamentação da proposta que garante 10% dos espaços, nas feiras realizadas no DF, aos artesãos locais.

Feira de Brasília

Diretora da Nova Central Sindical, Sandra Madeira defendeu políticas públicas voltadas ao artesanato local e, especificamente, a criação da feira nacional do artesanato de Brasília. “Brasília precisa ter feira própria”, defendeu.

A fim de efetivar as políticas públicas, a presidente da Confederação Nacional dos Artesãos, Márcia Oliveira, sugeriu fóruns regionais e nacional para organizar as demandas da categoria, a exemplo da regulamentação da profissão de artesão.

“É preciso que as associações de artesãos estejam unidas”, reforçou a presidente do Sindicato dos Artesãos do DF, Lúcia Cruz, que solicitou mais espaços para os profissionais, entre outros pleitos.

O artesanato do DF é o “mensageiro do turismo local”, considerou o deputado Pepa (PP), que, junto com o deputado Negreiros, entregou moções de louvor a artesãos locais ao término do evento, transmitido ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras.

Franci Moraes – Agência CLDF