
Animação, ficção e documentário levam diversidade do cinema do DF para a Mostra Brasília
Filmes que disputam prêmio da CLDF, como o longa Mil Luas (foto), também são exibidos no Complexo Cultural Planaltina
Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira, 2 de abril,
A Câmara Legislativa do Distrito Federal abre seu Espaço Cultural Athos Bulcão (no foyer do plenário) a diferentes manifestações artísticas de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Marcado para as 14h, o evento vai contar com exposição de obras de artes plásticas e de livros, bem como apresentações musicais. Artistas, militantes e pesquisadores da área serão homenageados com moções de louvor.
A “Mostra Cultural de Visibilidade Autista” acontece por iniciativa do deputado Iolando (MDB), com o intuito de dar visibilidade à “contribuição significativa que esses artistas oferecem para a arte e a cultura em nossa sociedade”, além de prestar homenagem àqueles que trabalham pela conscientização do autismo e pela inclusão social das pessoas autistas.
“Os artistas autistas trazem uma perspectiva única para suas obras, muitas vezes refletindo uma sensibilidade e uma profundidade que ressoam para o público de maneira poderosa”, aponta o parlamentar.
Entre os convidados, estão o jovem escritor Nícolas Xavier da Silva, autor de “Astro Guardiões: A Busca das Dez Fontes”, e o músico instrumentista Ademir Júnior.
Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF
A militante e mãe de autista severo Gisele Montenegro, a arte-educadora Nina Puglia Oliveira e a musicoterapeuta Carol Steinkopf também foram convidadas e estão entre os nomes que receberão homenagem. Steinkopf é responsável pelo programa “Uma Sinfonia Diferente”, reconhecido como o primeiro musical brasileiro protagonizado por pessoas autistas, e responde pelo Mapa Autismo Brasil.
O autismo é uma condição neurológica que compromete a comunicação e a interação social dos indivíduos. Contudo, existem diferenças dentro do próprio “espectro” – termo inserido no nome do transtorno em 2013, por conta da diversidade de sintomas e níveis apresentados; por exemplo, algumas pessoas com autismo realizam a maioria das atividades cotidianas sem apoio, ao passo que outras necessitam de ajuda para tarefas tidas como simples. Não à toa, o símbolo do orgulho autista é o sinal do infinito pintado com as cores do arco-íris, simbolizando as inúmeras variações.
Filmes que disputam prêmio da CLDF, como o longa Mil Luas (foto), também são exibidos no Complexo Cultural Planaltina
Edição, que será a maior da história, começou nesta sexta-feira (12), com ‘O Agente Secreto’; até o próximo domingo (21), público poderá conferir filmes no Cine Brasília e em três regiões administrativas, além de oficinas e debates
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
Troféu Câmara Legislativa será entregue aos vencedores da Mostra Brasília, vitrine do cinema brasiliense. Também há premiação em dinheiro para os melhores filmes e categorias técnicas