Brasília Agora
Brasília Agora


DESTAQUE

CLDF realiza sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Água, nesta quarta (22)

22 de março, 2023

Brasília reúne sete bacias hidrográficas, além de nascentes e aquíferos dos principais rios que abastecem, não só o Brasil, mas países vizinhos como Argentina, Paraguai […]

CLDF realiza sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da Água, nesta quarta (22)
Foto: Carlos Gandra/CLDF

Brasília reúne sete bacias hidrográficas, além de nascentes e aquíferos dos principais rios que abastecem, não só o Brasil, mas países vizinhos como Argentina, Paraguai e Uruguai

Foto: Caesb

O Dia Mundial da Água será comemorado na Câmara Legislativa em sessão solene nesta quarta-feira (22), às 19h, no plenário da casa, com a participação de representantes da Adasa, Caesb, Ibram e Secretaria do Meio Ambiente. Além de discutir a importância da preservação da água como forma de conscientização, o evento, de autoria do deputado Joaquim Roriz Neto (PL), homenageará trabalhadores responsáveis pela manutenção dos recursos hídricos no Distrito Federal. A solenidade será transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3 e YouTube) e pelo portal e-Democracia.

Brasília reúne sete bacias hidrográficas, além de nascentes e aquíferos dos principais rios que abastecem, não só o Brasil, mas países vizinhos como Argentina, Paraguai e Uruguai. De acordo com Joaquim Roriz Neto, “temos nas mãos o maior tesouro do século XXI e, em contrapartida, a difícil e importante tarefa de preservá-lo”.
O distrital destaca a necessidade de planejamento na preservação os recursos hídricos.

“A falta de cuidado, tal como de investimentos públicos no momento certo, fez com que enfrentássemos um duro e longo racionamento nos anos de 2017 e 2018. Foram 513 dias de angústia e dificuldades, principalmente para as populações mais carentes”, ressalta.

Conforme estudo apresentado pela Agência Brasil nesta quarta-feria (22), o cerrado pode perder 34% dos fluxos dos rios até 2050, caso a exploração agropecuária permaneça com os níveis atuais. Ao todo, foram analisadas 81 bacias hidrográficas do bioma, no período entre 1985 e 2022.

* Com informação da assessoria de comunicação do deputado Joaquim Roriz Neto