
IgesDF abre inscrições para enfermeiro e carregador
Novas vagas são para cadastro reserva. Além do novo processo seletivo, inscrições para médico cirurgião pediátrico foram prorrogadas
Baixa umidade pode comprometer a saúde; saiba cuidados essenciais para este período do ano
Nesta última semana de julho, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de perigo potencial para Brasília e outras cidades do Distrito Federal, destacando o risco de incêndios florestais e danos à saúde.
O tempo seco e a baixa umidade do ar, comuns na região nesta época do ano, preocupam médicos e especialistas. Quando os índices de umidade caem abaixo de 25%, nível considerado de alerta pelo Ministério da Saúde, o organismo sofre, especialmente nas mucosas que revestem olhos, boca e nariz. As consequências podem ir de desconfortos leves e infecções respiratórias até o agravamento de doenças crônicas.
Esse cenário acende um sinal de alerta também para a população, que precisa reforçar os cuidados com a saúde, adotando medidas de prevenção para enfrentar o período de estiagem com mais segurança.
O médico otorrinolaringologista do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), João Henrique Zanotelli dos Santos, explica que o clima seco afeta diretamente o sistema respiratório do nariz aos pulmões, aumentando a sensibilidade a bactérias e poluentes. “A baixa umidade resseca a mucosa nasal, altera a qualidade do muco e compromete a filtragem do ar. Isso favorece infecções e crises respiratórias”, alerta.
A baixa umidade do ar prejudica a função de defesa dos olhos, nariz e garganta, que normalmente agem como filtros contra agentes externos. “O nariz possui milhares de cílios microscópicos, responsáveis por movimentar o muco e expulsar impurezas. O ressecamento da mucosa afeta esse mecanismo de limpeza, favorecendo o acúmulo de agentes irritantes”, detalha o especialista.
Arte: IgesDF
Moradora do Guará, Adna Alencar Oliveira, de 42 anos, conta que a sensação de clima seco este ano, para ela, tem sido mais intensa do que nos anos anteriores. Os olhos avermelhados, o nariz ressecado e o constante sentimento de garganta irritada a fizeram redobrar os cuidados com a saúde.
“Meu médico pediu que eu aumentasse a hidratação, usasse colírio várias vezes ao dia e aplicasse soro fisiológico no nariz o tempo todo. Mesmo assim, ainda sinto os efeitos do clima, especialmente à noite. Parece que o corpo inteiro fica mais sensível”, relata.
Nesta época do ano, também aumentam os atendimentos por rinite, sinusite e as internações por asma e bronquiolite, especialmente entre as crianças. O problema se agrava com as temperaturas mais baixas e as oscilações térmicas entre o dia e a noite.
“Além da baixa umidade, há o aumento da poeira, das queimadas e a permanência em ambientes fechados, o que favorece a disseminação de doenças respiratórias”João Henrique Zanotelli dos Santos, médico otorrinolaringologista
“As infecções são mais comuns porque alguns vírus circulam com maior frequência nesse período. Além da baixa umidade, há o aumento da poeira, das queimadas e a permanência em ambientes fechados, o que favorece a disseminação de doenças respiratórias”, destaca Zanotelli.
O alergologista do IgesDF, Victor Pinheiro, faz um alerta quanto ao uso dos umidificadores. “Apesar de úteis, se não forem limpos com regularidade, podem favorecer a proliferação de fungos. Como alternativa, é possível espalhar recipientes com água pela casa ou usar toalhas úmidas penduradas para aumentar a umidade do ambiente”, lembra.
⇒ Beber bastante água ao longo do dia (para adultos pelo menos 2 litros de água livre, ou seja, sucos, leites e bebidas artificiais não contam)
⇒ Utilizar soro fisiológico nasal com frequência
⇒ Aplicar colírios lubrificantes nos olhos
⇒ Usar cremes hidratantes na pele
⇒ Manter ambientes limpos e arejados
⇒ Evitar aglomerações quando estiver doente para evitar a transmissão de vírus
⇒ Utilizar umidificador de ar, especialmente no período noturno
*Com informações do IgesDF
Novas vagas são para cadastro reserva. Além do novo processo seletivo, inscrições para médico cirurgião pediátrico foram prorrogadas
IPCA fica abaixo dos 4,85% projetados há uma semana
Profissionais devem enviar documentação até 26 de setembro pelo peticionamento eletrônico
Circuito de Passeio de Bike integra as ações da Semana Nacional de Trânsito 2025 no DF