BRASÍLIA

Colônia Agrícola 26 de Setembro recebe a 60ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão 

19 de setembro, 2025 | Por: Agência Brasília

Programa leva serviços gratuitos, aula de bem-estar, aulão de jiu-jítsu, cultura e lazer à comunidade de Vicente Pires

Esta é a terceira edição do GDF Mais Perto do Cidadão na colônia agrícola, onde foram atendidas mais de 13 mil pessoas | Fotos: Jhonatan Vieira, Ascom/Sejus

A Colônia Agrícola 26 de Setembro, em Vicente Pires, recebe nesta sexta-feira (19), das 9h às 16h, e no sábado (20), das 9h às 12h, a 60ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, na Rua 1, Entrada 2. Pela terceira vez na região, o programa já mobilizou mais de 13 mil pessoas nas edições anteriores e volta com uma programação que reúne serviços gratuitos, atividades culturais, oficinas, cursos e ações sociais.

Entre os destaques desta edição está o espaço de cuidado animal. Um trailer especial da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan-DF) ficará disponível para inscrições de castração de cães e gatos, totalizando 230 vagas. Na sexta-feira (19), serão 130 inscrições, distribuídas entre 50 para cadelas, 40 para cachorros, 20 para gatas e 20 para gatos. No sábado (20), das 9h às 12h, haverá mais 100 vagas, sendo 40 para cadelas, 20 para cachorros, 20 para gatas e 20 para gatos. Além disso, haverá vacinação gratuita para pets, ampliando os cuidados com a saúde animal.

A programação contará, ainda, com atividades voltadas ao bem-estar e à prática esportiva. Na sexta-feira, às 14h30, será realizada a aula de bem-estar “Noção de Espaço Corporal”, com alongamento, dança e exercícios adaptados para todas as idades. No sábado, às 9h, o público poderá participar de um aulão de jiu-jítsu promovido pelo Instituto Favela de Ouro. As inscrições são feitas no momento da atividade e não há limitação de vagas.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância da iniciativa. “Estamos muito felizes em voltar à Colônia Agrícola 26 de Setembro com uma edição com ainda mais serviços, preparada com carinho e pensando nas necessidades da comunidade. Cada vez mais buscamos ampliar as atrações para oferecer serviços, cultura e cuidado às famílias do Distrito Federal.”

Cultura, juventude e empoderamento

Na sexta-feira (19), das 10h às 11h, será realizada a já tradicional Batalha de Rimas, reunindo jovens MCs da região em uma atividade que alia escuta, valorização da juventude periférica e prevenção ao uso de drogas. Os vencedores garantem vaga na grande final do DF, prevista para o fim do ano. Além disso, apresentações musicais de artistas de forró, axé e sertanejo prometem animar o público ao longo do evento.

Casamento Comunitário com inscrições abertas

Durante os dois dias, os casais interessados poderão se inscrever para a 4ª edição do Casamento Comunitário 2025, marcada para 7 de dezembro. Um espaço temático foi preparado especialmente para recebê-los, com maquete do bolo, mostruário de vestidos de noiva e atendimento individualizado. A ação busca fortalecer vínculos afetivos e garantir o direito à formalização da união de forma gratuita e cidadã.

Ações para mães e famílias

O curso Nasce uma Estrela também será destaque na programação. A atividade será na sexta-feira (19), das 10h às 12h, reunindo doulas, técnicas de enfermagem, bombeiros militares, psicólogos e médicos pediatras para orientar gestantes e mães de recém-nascidos sobre temas como amamentação, recuperação pós-parto e primeiros socorros com bebês. A expectativa é atender 100 mulheres da comunidade. Já são mais de 2 mil participantes impactadas pelo projeto em todo o Distrito Federal. As inscrições podem ser feitas diretamente no local ou pelas redes sociais da Sejus.

Serviços essenciais e de cidadania

Um dos focos do evento são os serviços

Durante os dois dias, o público terá acesso a uma ampla rede de atendimentos gratuitos. O Na Hora oferecerá serviços como emissão de segunda via de documentos (CPF, certidões, contas de água e luz), além de orientações sobre RG, carteira de trabalho digital, registro civil e outros atendimentos de órgãos como Detran, BRB, Caesb, Codhab e Procon. A Polícia Civil estará presente com serviços como emissão da nova carteira de identidade e certidões. Também haverá equipes do DF Legal e da Defensoria Pública, garantindo assistência e orientação aos cidadãos.

No campo da conscientização, o Detran-DF levará atividades teatrais de educação para o trânsito. As famílias também contarão com espaço infantil, oficinas culturais, atendimentos em saúde e serviços de beleza gratuitos, como cortes de cabelo e maquiagem, voltados para promoção da autoestima e bem-estar.

GDF Mais Perto do Cidadão — Colônia Agrícola 26 de Setembro

Local: Rua 1, Entrada 2, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Vicente Pires
Data: Sexta-feira (19), das 9h às 16h, e sábado (20), das 9h às 12h

*Com informações da Sejus-DF

Artigos Relacionados