Brasília Agora
Brasília Agora


EDUCAÇÃO

Colônia de férias de escolas públicas do Guará

8 de julho, 2024 / Por: Agência Brasília

Lista de atividades incluem saída para clube, cinema, parque de diversões e visita a museus da capital

Colônia de férias de escolas públicas do Guará
Foto: Mary Leal/SEEDF

A cerimônia de abertura 2ª edição da Colônia de Férias da Coordenação Regional de Ensino (CRE) Guará, realizada na manhã desta segunda (8), foi marcada por um café da manhã especial, contação de histórias com a youtuber Letícia Mourão e brincadeiras. Pela tarde, os estudantes visitam a Biblioteca Nacional de Brasília e o Museu Nacional da República.

Sob o tema “Corre, salta e brinca: Férias de campeões”, foi dada a largada para a 2ª edição da Colônia de Férias do Guará. São 200 estudantes de cinco unidades escolares que irão participar até sexta-feira (12) de atividades que incluem gincanas, ida ao clube, cinema, parque de diversões e visita a museus da Capital.

A coordenadora da regional de ensino do Guará, Karine Silva Pereira, enfatizou a relevância do evento durante o período de recesso escolar. “É fundamental oferecer atividades estruturadas como estas, que proporcionam não apenas entretenimento, mas também aprendizado e interação social para os estudantes, especialmente em um momento tão esperado como as férias de meio de ano”, diz.

A 2ª edição da Colônia de Férias CRE Guará tem o objetivo de proporcionar aos estudantes uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal e social. O objetivo é promover, de forma gratuita, a integração, o bem-estar e o fortalecimento dos vínculos comunitários entre os estudantes de diferentes realidades e necessidades. Nesta edição, estão participando as seguintes escolas: Escola Classe (EC) 01 e o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 05 do Guará; EC 02, CEF 02 e CEF 03 da Estrutural. Os alunos do Centro de Ensino Especial (CEE) do Guará também participaram das atividades pela manhã nesta segunda (8).

A subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais da Secretaria de Educação do Distrito Federal, Fernanda Mateus, é umas das madrinhas da colônia. Ela destaca a importância do programa para os estudantes. “Esta colônia de férias não é apenas um momento de diversão, mas uma oportunidade para os alunos desenvolverem habilidades sociais e se integrarem de forma positiva com seus colegas”, destaca Fernanda.

A estudante Emanuelly Guerreiro, 10 anos, pretende fazer novos amigos durante a colônia de férias- Foto: Mary Leal/SEEDF

Uma das participantes, Emanuelly Guerreiro, de 10 anos, estudante da EC 01, divertiu-se bastante no primeiro dia da colônia. “Estou adorando a colônia de férias. A gente pode fazer novos amigos de outras escolas e conhecer lugares diferentes como museus, parques, cinema e o clube, que eu gosto muito”, conta.

Programação

Durante os próximos dias, o projeto continuará oferecendo atividades que visam não só o divertimento, mas também o enriquecimento cultural entre os alunos. A colônia de férias CRE Guará conta com o apoio do deputado distrital Martins Machado.

Glauber Barros, servidor da regional de ensino do Guará, foi o animador do primeiro dia da colônia de férias e traz detalhes sobre a programação. “É uma programação extensa durante a semana toda, na qual eles recebem café da manhã, almoço, lanche no fim da tarde e o transporte escolar”, explica Glauber. “Os alunos têm a oportunidade de vivenciar um pouquinho da história de Brasília e brincar muito”, finaliza.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)