
Secretaria de Saúde convoca médicos generalistas em caráter temporário
Profissionais devem enviar documentação até 26 de setembro pelo peticionamento eletrônico
A implantação do canal, segundo pesquisa encomendada pela Câmara Legislativa foi aprovada por 81,7% dos 2.200 entrevistados Primeira emissora aberta do Legislativo local, a TV Câmara Distrital comemora seu primeiro aniversário nesta terça-feira (25). Nos últimos 365 dias, o canal esteve no ar 24h por dia, tendo somado mais de 8,7 mil horas de programação. …
Continue reading “Com 80% de aprovação, TV Câmara Distrital completa um ano 24h no ar”
A implantação do canal, segundo pesquisa encomendada pela Câmara Legislativa foi aprovada por 81,7% dos 2.200 entrevistados
Primeira emissora aberta do Legislativo local, a TV Câmara Distrital comemora seu primeiro aniversário nesta terça-feira (25). Nos últimos 365 dias, o canal esteve no ar 24h por dia, tendo somado mais de 8,7 mil horas de programação. Nas telinhas – canal 9.3 (TV aberta); 11 (NET) e 9 (Vivo) – e no YouTube, programas sobre o trabalho da Casa e dos deputados, além de outros conteúdos jornalísticos, educativos, culturais e de utilidade pública.
Foto: Bruno Sodré/CLDF
A implantação do canal, segundo pesquisa encomendada pela Câmara Legislativa e realizada em maio último, foi aprovada por 81,7% dos 2.200 entrevistados. À época, 193 disseram já ter sintonizado a TV, dos quais 48,2% classificaram como “bom” o seu desempenho; 30,6% como “regular”, e 11,9% como “ótimo”. A margem de erro do levantamento é de 3%.
“A TV Câmara Distrital representa uma grande vitória da nossa gestão, pois ela traz transparência às atividades legislativas e permite que toda a sociedade tenha acesso rápido a tudo que acontece na Câmara Legislativa. Um ano de muito trabalho e crescimento, a TV fortalece nossa democracia e abre espaço para novos profissionais de comunicação, gerando assim mais postos de trabalho”, destaca o presidente da CLDF, deputado Rafael Prudente.
Já o deputado responsável pela Comunicação da Casa, o vice-presidente Delmasso (Republicanos), ressalta que a TV é uma conquista do Poder legislativo Distrital e uma prestação de serviço para a população. “Além de dar transparência às ações do Legislativo para toda a comunidade , o canal tem papel educativo e informativo”, observa Delmasso.
A emissora foi ao ar pela primeira vez, em 2021, já sob os “holofotes”: sua primeira transmissão foi a própria cerimônia de lançamento do canal. De lá para cá, a TV acompanhou, ao vivo, importantes fatos políticos, como o teste de integridade das urnas realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF) no dia 2 de outubro, durante o primeiro turno das eleições.
Além disso, antenada à necessidade de uma programação mais lúdica, a TV Câmara Distrital levou para a casa dos brasilienses os jogos do “Candangão”, o Campeonato Brasiliense de Futebol. A iniciativa resultou de parceria com a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos (ABCD), por meio de cooperação técnica com duração de cinco anos. O acordo inclui, também, a veiculação de programa esportivo apresentado por profissionais da ABCD, o “Tá na Rede”.
“A abertura que a TV Câmara Distrital abriu para a promoção e a divulgação do esporte é muito significativa. Através dessa parceria, o Candangão foi transmitido, pela primeira vez na história, em TV aberta”, destacou Jânio Gomes, ex-presidente da ABCD e idealizador da parceria. Sobre o programa semanal “Tá na Rede”, ele comemorou: “O programa tem se tornado uma vitrine para clubes e atletas de diversas modalidades. Sem dúvida, essa parceria é um jogo em que todos saem vencedores”.
Outro parceiro da TV Câmara Distrital é o Arquivo Público do Distrito Federal que o trabalho que enaltece o trabalho da emissora frente ao exercício da cidadania e, especialmente, da preservação da memória de nossa Capital. “A equipe da TV Câmara Distrital abraçou com extrema paixão a missão de resgatar e difundir uma relevante e desconhecida parte de nossa história, incluindo em sua programação, lindas e memoráveis entrevistas— e porque não dizer homenagens— as grandes mulheres e homens, que com seu esforço, amor e determinação, desempenharam com grande louvor o papel de construir e consolidar Brasília como um dos maiores patrimônios da humanidade”, comenta Adalberto Scigliano, superintendente do Arquivo.
A emissora foi viabilizada a partir de um acordo de cooperação com a Câmara dos Deputados, que disponibilizou o canal aberto em sua multiprogramação, bem como várias produções de sua TV. Diversos órgãos públicos locais e entidades da sociedade civil também atuam em conjunto com a equipe da TV Câmara Distrital (ver lista de parceiros ao final).
A jovem emissora produz, ainda, programas próprios, idealizados e realizados por servidores concursados e profissionais terceirizados. Entre eles estão o “Giro Distrital”, com notícias das sessões plenárias, reuniões de comissões e audiências públicas promovidas pela CLDF, e o “Por elas”, com foco na representatividade das mulheres do DF (veja outros a seguir).
“A nossa TV comemora o seu primeiro ano de existência já com muita história para contar, com uma equipe apaixonada pelo trabalho, desde a produção até a ilha de edição”, afirma a chefe da Divisão de TV e Rádio Legislativa da CLDF, Ananda Moura. “Se os próximos anos seguirem esse ritmo de conquistas e avanços, a TV Câmara Distrital deixará um grande legado para a sociedade”, avalia a jornalista.
Já a diretora de Comunicação da CLDF, Gláucia Simões, ressalta que além de dar transparência às ações legislativas, a TV Câmara Distrital contribui com registros histórico da Casa e da cultura local. “Por meio do canal, os cidadãos acompanham os debates que ocorrem no plenário, nas comissões e nas audiências públicas, além de ficar por dentro do que acontece no DF. É um veículo para a cidadania”, destaca Gláucia.
No ano em que deu seus primeiros passos, a TV Câmara Distrital aliou-se à Escola do Legislativo da CLDF (Elegis) e à Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) para promover a primeira edição do seminário “TVs Legislativas: Desafios e Oportunidades”.
O evento contou com palestras sobre conteúdos e transmissões parlamentares, e sobre a importância das redes sociais para os canais legislativos, além de painel sobre os desafios e o crescimento das emissoras do Legislativo. A programação foi transmitida, ao vivo, pelo canal do YouTube da TV Câmara Distrital.|
Giro Distrital
É o programa jornalístico da TV Câmara Distrital: você pode acompanhar todas as notícias a respeito das sessões plenárias, reuniões de comissões e audiências públicas promovidas pela CLDF.
Nosso Quadradinho
Tem como missão apresentar as belezas, as boas iniciativas e os talentos desenvolvidos no DF. O foco é refletir a alma do brasiliense a partir de temáticas como cultura, gastronomia, esporte, etc.
Por Elas
É um programa com foco na representatividade das mulheres do DF, um espaço destinado a dar visibilidade para a atuação feminina nos mais diversos setores sociais: política, educação, esportes, negócios, etc.
Perfil
Apresenta as trajetórias dos deputados que integram a oitava legislatura (2019-2022) da Câmara Legislativa. O programa apresenta as suas experiências de vida, bem como as principais pautas desenvolvidas a partir das suas atuações no campo político.
Pioneiros
Programa que visa a registrar a história da construção, inauguração e consolidação de Brasília. São testemunhos de pioneiros sobre fatos inéditos ou curiosos da capital. É um projeto idealizado pelo Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) e realizado em parceria com a TV Câmara Distrital.
Tá Na Rede
Fruto de parceria com a Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos, o programa coloca em debate os assuntos que marcaram o esporte no fim de semana no Distrito Federal e no Brasil.
– Associação Brasileira de Televisão e Rádios Legislativas (Astral);
– Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF);
– Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet);
– Universidade de Brasília (UnB);
– Governo do Distrito Federal (GDF);
– Secretaria de Estado de Comunicação;
– Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap);
– Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF);
– Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER);
– Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF);
– Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal;
– Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do Distrito Federal;
– Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal;
– Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal;
– Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal;
– Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan);
– Serviço de Limpeza Urbana (SLU);
– Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa);
– Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).
Denise Caputo – Agência CLDF
Profissionais devem enviar documentação até 26 de setembro pelo peticionamento eletrônico
Circuito de Passeio de Bike integra as ações da Semana Nacional de Trânsito 2025 no DF
Sessão está marcada para começar a partir de 16h; PF apontou plano de fuga e ameaça a testemunha como justificativa para detenção
As substâncias chegaram ao Brasil em diferentes momentos