
TV Brasil transmite semifinal Brasil x Uruguai pela Copa América Feminina
Seleção canarinho tenta vaga na final em busca do nono título
População pode praticar a modalidade no ginásio do Complexo Esportivo da cidade; vagas estão abertas e equipamentos podem ser alugados junto à instituição
Uma iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com a Escola de Patinação Artística Glide, oferece aulas de patinação artística no ginásio do Complexo Esportivo do Cruzeiro. Alunos com idades a partir de 5 anos são selecionados de acordo com as habilidades e encaminhados para turmas iniciantes ou avançadas. As aulas custam R$ 15 cada e ocorrem três vezes por semana: às segundas e quartas-feiras, das 15h às 17h, e às terças-feiras, das 13h às 15h. Para quem ainda não tem equipamento, a escola disponibiliza patins para aluguel.
Com vagas disponíveis, o projeto vem democratizando a prática desportiva na região. A iniciativa é comandada por Pedro Henrique Soares, de 26 anos, e a irmã dele Maria Luiza Soares, 18 anos. Os dois são moradores do Cruzeiro desde que nasceram e atletas de patinação artística. Eles competem na categoria internacional individualmente e em dupla. Além disso, são vice-campeões brasileiros e integram a Seleção Brasileira de Patinação Artística.
Em 2025, participaram de diversos campeonatos internacionais, representando o Brasil. Em abril e maio, competiram nas duas semifinais da Copa do Mundo, em Buenos Aires, na Argentina, e em Trieste, na Itália, onde conquistaram a 7ª e a 10ª colocações, respectivamente. Já em junho, competiram no Pan-Americano, em Buenos Aires, onde se classificaram em 8º lugar. Os irmãos também foram convocados para a quarta edição dos Jogos Sul-Americanos de Esportes Sobre Rodas, em agosto, na cidade de Venâncio Aires (RS).
“Vimos esse espaço que foi renovado, que fizeram essa quadra… Achamos muito legal. Entramos em contato com a Administração do Cruzeiro e o administrador recebeu a iniciativa”, conta Pedro Henrique. Segundo ele, o desafio era encontrar um local com segurança e adequado para as aulas.
O administrador regional do Cruzeiro, Gustavo Aires, diz que a iniciativa já é um sucesso na cidade. “Abraçamos a ideia e aqui estamos. Está sendo um sucesso! Há muitas pessoas nos procurando, crianças principalmente”, comenta. “Esse é o nosso papel – fazer essa integração da população com o Estado, principalmente no esporte”.
A aluna Maria Luiza Costa Mangia, 13 anos, fazia vôlei no complexo esportivo e passou a praticar patinação artística. Ela conta que se encantou ao ver as aulas. “Adoro fazer patinação desde que eles chegaram. Gosto de praticar todos os esportes, então achei muito legal. Quero ganhar muitas medalhas”, afirma.
Isabel de Aníbal Espinheira, 12, também se encantou ao ver as aulas e se matriculou. “Eu e os meus amigos estávamos aqui e vimos que tinha gente patinando. Aí a gente foi olhar e achou muito legal e muito bonita a patinação”, relata.
Atleta há seis anos, Giovana Mariquito Ribeiro conta que o complexo esportivo oferece ótimas condições para o treino. “O espaço é maravilhoso. Assim tenho mais energia para vir treinar, mais ânimo de estar aqui com os meus amigos, com esse técnico maravilhoso que é o Pedro. E o espaço é muito acolhedor, muito seguro, tudo maravilhoso”, comemora.
A modalidade, que combina técnica esportiva e expressão artística, oferece uma série de benefícios: melhora a coordenação motora, flexibilidade, postura e equilíbrio, além de fortalecer a musculatura e o sistema cardiovascular. Também contribui para a saúde mental, promovendo disciplina, foco e autoestima.
Seleção canarinho tenta vaga na final em busca do nono título
Mychael Machado, de 21 anos, que já participou de torneios profissionais aqui no DF, vai sair do Brasil pela primeira vez para representar o país no mundial da categoria, que promove inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade
Zagueiro marca de cabeça na segunda etapa e decreta a vitória por 1 a 0, no Maracanã
Segundo o The Times, brasileiro foi absolvido por comissão reguladora e será avisado em breve