Brasília Agora


DESTAQUE

Com apresentações de danças e músicas, agentes de cultura recebem homenagem no plenário

29 de junho, 2022

Em meio a apresentações de dançarinos e cantores no plenário, a Câmara Legislativa homenageou os agentes de cultura do DF em sessão solene desta quarta-feira […]

Com apresentações de danças e músicas, agentes de cultura recebem homenagem no plenário
Foto: Silvio Abdon/CLDF

Em meio a apresentações de dançarinos e cantores no plenário, a Câmara Legislativa homenageou os agentes de cultura do DF em sessão solene desta quarta-feira (29)

#

Foto: Rinaldo Morelli/CLDF

Com transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e YouTube. A autora da iniciativa, deputada Jaqueline Silva (Agir), saudou os agentes que atuam como mobilizadores das experiências dos grupos culturais locais.

A parlamentar considerou que o segmento cultural foi o primeiro a parar e o último a retomar as atividades durante a pandemia, em virtude do cenário de dúvidas e incertezas, o que gerou um prejuízo de cerca de R$ 70 bilhões em todo o País. Em contraponto, ela lembrou os recursos direcionados, no DF, a “lives” de artistas, o que, de certa forma, ajudou a amenizar as perdas.

Jaqueline citou também as conquistas oriundas do Legislativo local, a exemplo das propostas de sua autoria, como o reconhecimento da atividade de cantor cordelista, a instituição do dia da capoeira e o fomento à literatura brasiliense.

Ela alertou, contudo, para a necessidade de apoio do governo para promover a legislação aprovada. A distrital enalteceu os trabalhos e os talentos de artistas locais, e insistiu na concentração de esforços, elementos e condições para viabilizar os projetos culturais.

Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, sua gestão teve que se reinventar para lidar com os desafios impostos pela pandemia.

“Não paramos um momento sequer de planejar, executar e dar respostas a essa crise, cientes do impacto no setor cultural”, declarou, ao acrescentar que “ o motor da atividade de Brasília passa pela cultura e seus agentes”.

Ele agradeceu ainda as emendas parlamentares que ajudaram a viabilizar as atividades virtuais e frisou a importância da parceria entre o Executivo e Legislativo para a retomada das atividades presenciais, aspecto endossado pelo subsecretário de Infraestrutura do Turismo do DF, Pedro Suit.

Por sua vez, o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico do DF, Alvimar Camacam, destacou que a economia criativa representa um dos principais vetores de crescimento da economia mundial pós-pandemia, sendo que, no DF, ela representa mais de um milhão de empregos.

Retomada de eventos

Ao agradecer a homenagem, a vice-presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (ABRAPE) Centro Oeste, Danyella Morais, narrou as dificuldades enfrentadas pelo segmento durante a pandemia, e celebrou a retomada de eventos como as festas juninas.

Da administração regional de Santa Maria, Antônio Pereira parabenizou a iniciativa de valorização dos agentes de cultura, e convidou todos para participarem do projeto Cultura nas Cidades, com início amanhã (30) em Santa Maria.


Diversos agentes culturais se manifestaram durante a solenidade, agradeceram a homenagem e solicitaram apoio ao setor. A deputada Jaqueline Silva entregou-lhes certificados de reconhecimento pelo trabalho prestado à cultura do DF.

Franci Moraes – Agência CLDF