DESTAQUE

Partida entre Colo-Colo e Fortaleza, no Chile, é suspensa após invasão de torcedores

11 de abril, 2025 | Por: Agência O Globo

Partida estava empatada em 0 a 0 antes da entrada da torcida chilena no gramado

O momento em que os torcedores do Colo-Colo invadiram o Estádio Monumental e paralisaram a partida com o Fortaleza. Foto: Reprodução/X @OC_Libertadores

O jogo entre Colo-Colo e Fortaleza, em Santiago, pela Libertadores, foi paralisado após a invasão de torcedores do clube chileno no segundo tempo. A partida foi marcada por uma tragédia antes mesmo de começar, com a morte de duas pessoas por atropelamento do lado de fora do Estádio Monumental.

A confusão que levou à paralisação do jogo começou aos 25 minutos da etapa final, quando a disputa estava empatada em 0 a 0. Um acrílico que separa a arquibancada do campo foi quebrado pela torcida do Colo-Colo. Em seguida, muitos invadiram o gramado. Não houve ataques aos atletas ou membros da arbitragem.

De acordo com a imprensa chilena, o comportamento foi um protesto pela morte de dois torcedores do lado de fora do estádio antes do início da partida. Eles teriam sido atropelados por uma viatura da polícia durante uma tentativa de invasão ao Monumental.

Um grupo de chilenos formou uma espécie de “avalanche” para romper uma barreira e acessar o estádio. Ao entrar em ação para conter os invasores, agentes do Controle de Ordem Pública da polícia usaram um carro com gás lacrimogêneo. Neste momento, há uma debandada, e duas pessoas ficam presas em uma cerca. Elas seriam uma garota de 18 anos e um garoto de 13 anos.

– Houve uma debandada, causando a queda de uma cerca, e uma investigação está em andamento para determinar se uma viatura policial esteve envolvida na morte. Por enquanto, o que se sabe é que uma das cercas esmagou esses dois jovens com um peso maior, um peso que pode ser atribuído a diferentes causas, e todas estão sendo investigadas como possíveis hipóteses de trabalho para determinar a causa final da morte desses jovens – afirmou o promotor Francisco Morales, que continua:

– Segundo informações preliminares, esses indivíduos, juntamente com pelo menos outras 100 pessoas, tentaram derrubar as cercas para tentar entrar no Estádio Monumental, e é nesse contexto pouco claro que o incidente está sendo verificado. Estamos trabalhando com todos os recursos técnicos disponíveis, incluindo as câmeras no local, para determinar como os eventos ocorreram.

O policial que conduzia o veículo não foi preso. Mas, de acordo com Morales, ele foi indiciado, e sua responsabilidade na tragédia será investigada.

O sistema de som do estádio informou que o jogo foi suspenso. Mas, oficialmente, as autoridades da partida ainda cogitam concluí-la nesta noite. Com as duas equipes nos vestiários, o protocolo de espera foi acionado. Existe a possibilidade da partida ter prosseguimento com as arquibancadas vazias. Do lado de fora do Monumental, há registros de confrontos entre torcedores chilenos e a polícia.

Por meio de suas redes sociais, a Conmebol lamentou a morte dos torcedores. A entidade responsável pela Libertadores, que tentou concluir a partida ainda na noite de quinta, expressou condolências às famílias e afirmou que “estamos juntos neste momento difícil”.


BS20250411030045.1 – https://extra.globo.com/esporte/noticia/2025/04/com-dois-mortos-antes-do-inicio-partida-entre-colo-colo-e-fortaleza-no-chile-e-paralisada-apos-invasao-de-torcedores-ao-campo.ghtml

Artigos Relacionados