
Hospital de Base completa 65 anos como referência em saúde no Centro-Oeste
Unidade inaugurada em 1960 segue como um dos maiores hospitais do Brasil em atendimentos de alta complexidade
Pacientes com esse tipo sanguíneo, que é considerado universal, terão atendimento preferencial na instituição até 10 de setembro
Instituição está com estoque de sangue O- em nível crítico e conta com doações. Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Se você tem sangue O- e está apto a doar, você pode ajudar a Fundação Hemocentro de Brasília. A instituição está com o estoque desse tipo sanguíneo em nível crítico, e reforça o pedido por doações. Até a próxima quarta-feira (10), doadores de sangue O- contarão com senha preferencial no Hemocentro — mediante comprovação pelo cadastro ou exame de tipagem. O objetivo da medida é agilizar o atendimento, a fim de garantir a segurança do estoque.
O sangue O- é considerado universal e pode ser usado em qualquer paciente em situações de emergência. Alguns exemplos são transfusões neonatais e cirurgias de alto risco em que não haja outro tipo disponível. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, saudáveis e com peso acima de 51 kg. Quem teve gripe, covid-19 ou dengue deve respeitar os prazos de inaptidão temporária.
Aqueles que passaram recentemente por cirurgia e exame endoscópico ou fazem uso regular de medicamentos devem consultar o site do Hemocentro antes da doação.
O agendamento para a doação pode ser feito pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160 (opção 2). Também é possível buscar o atendimento por encaixe, conforme a capacidade diária de atendimento. O Hemocentro de Brasília funciona de segunda a sábado — exceto feriados —, das 7h15 às 18h.
Unidade inaugurada em 1960 segue como um dos maiores hospitais do Brasil em atendimentos de alta complexidade
Secretaria de Saúde terá mais de 50 locais de atendimento para atualização das cadernetas
Acesso é gratuito ao evento cívico-militar, mas itens como garrafas de vidro, latas, drones, mastros, sprays e fogos de artifício não serão permitidos para segurança dos espectadores
Secretaria de Saúde convoca bebês, crianças, adolescentes e adultos para garantir a cobertura vacinal contra a doença