Brasília Agora


CULTURA

Começa, nesta quinta (17), mostra de dança gratuita em Ceilândia

16 de novembro, 2022

No Teatro Sesc Newton Rossi, 19 companhias de dança se revezarão para apresentações de balé clássico e danças populares Ceilândia, a região mais populosa do […]

Começa, nesta quinta (17), mostra de dança gratuita em Ceilândia
Foto: Divulgação

No Teatro Sesc Newton Rossi, 19 companhias de dança se revezarão para apresentações de balé clássico e danças populares

Ceilândia, a região mais populosa do Distrito Federal, receberá durante dois dias a primeira edição da Mostra de Dança Ceilândia. Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o evento começa nesta quinta-feira (17) e promoverá apresentações até sexta-feira (18), a partir das 17h, no Teatro Sesc Newton Rossi. A entrada é gratuita.

Mostra apoiada pelo FAC terá apresentações de dança de estilos variados, como hip-hop e jazz | Foto: Divulgação

Durante dois dias, 19 companhias de dança de diferentes locais do DF se apresentarão, representando estilos como balé clássico, jazz, hip-hop e danças populares. Os grupos foram selecionados a partir de formulário de inscrição.

“Criamos essa mostra com o intuito de que os grupos pudessem mostrar os trabalhos e a relevância da dança dentro de Ceilândia e do Distrito Federal”, revela o idealizador e diretor da Mostra de Dança de Ceilândia, Gabriel da Paz. “Qualquer grupo do DF podia se inscrever”.

Mostra apoiada pelo FAC terá apresentações de dança de estilos variados, como balé e hip-hop | Foto: Divulgação

Incentivo à cultura

Entre os selecionados, estão Foco Cia de Dança, Rodrigo Cruz Cia de Dança, Vidart Cia de Dança, Escola de Dança DNA, Instituto Candango de Artes e Projeto Aura. Cada companhia terá até cinco minutos de apresentação. O evento terá duração de uma hora em cada um dos dias no teatro.

Professora do grupo Instituto Candango, Sâmya Santana acredita que a mostra é uma forma de incentivar os projetos de dança. “Para a gente é superimportante – tanto para o público, que vai poder participar por ser entrada franca, quanto para esses grupos, principalmente nesse pós-pandemia. A gente sabe o valor do palco de teatro. Essa vivência é muito diferente, e tenho certeza que os faz mudar bastante”, analisa.

O Instituto Candango estará com dois projetos: um corpo de balé profissional que fará uma apresentação de balé clássico livre e um grupo só com mulheres, que apresentará uma coreografia do chamado estilo livre. “Eles estão na expectativa, principalmente as mulheres que estarão dançando pela primeira vez num palco”, diz.

O fomento do FAC é visto por Gabriel da Paz como um meio para estimular o mercado de dança. “É de suma importância. Esse tipo de apoio é importante justamente para ter rotatividade do nosso trabalho e mostrar o trabalho e a cultura do DF”, afirma.

Mostra de Dança – Ceilândia
→ Quinta (17) e sexta (18), às 17h
→ Local: Teatro Sesc Newton Rossi (QNN 27, Área Especial Lote B, próximo à Estação de Metrô Ceilândia Norte)
→ Entrada gratuita.