
Plano Piloto recebe ação de acolhimento da pessoa em situação de rua nesta terça
Abordagem está prevista para passar por seis pontos da região administrativa

Levantamento estratégico ouvirá mais de 19 mil moradores sobre vitimização, sensação de segurança e avaliação dos serviços policiais
A partir desta segunda-feira (7), a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) inicia uma das mais importantes pesquisas já realizadas na capital sobre segurança pública. Serão 19.537 entrevistas domiciliares em todas as regiões administrativas, com visitas realizadas diariamente até o fim do ano — inclusive aos finais de semana e feriados.
O objetivo é ouvir a população para além dos números oficiais, captando informações sobre crimes não reportados, sensação de segurança, confiança nas instituições e avaliação dos serviços prestados pelas forças de segurança. A iniciativa marca a 5ª edição da pesquisa. A última foi realizada em 2018.
“Queremos compreender a percepção das pessoas sobre a segurança. Cada resposta será essencial para construirmos políticas públicas ainda mais eficazes e alinhadas à realidade de cada região”, destaca o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
Apesar da queda contínua dos índices criminais desde 2013, o secretário ressalta a importância de escutar a população: “Somos a segunda capital mais segura do país, mas precisamos entender como os cidadãos se sentem diante dessa realidade.”
A pesquisa será realizada por empresa especializada, com profissionais previamente avaliados, uniformizados e identificados com crachá, QR Code de verificação e telefone oficial para checagem de autenticidade. As entrevistas serão gravadas por áudio, garantindo transparência e integridade na coleta das informações.
O levantamento será feito entre 7h e 22h, com uma pessoa entrevistada por domicílio, desde que tenha 16 anos ou mais.
“Trata-se de uma ação estratégica para fortalecer o sistema de informações em segurança pública e qualificar a tomada de decisão. Os dados vão subsidiar o planejamento, o monitoramento e a avaliação de políticas baseadas em evidências”, explica o subsecretário de Gestão da Informação, George Couto.
Com metodologia estatística que garante representatividade por sexo, faixa etária e distribuição territorial, a pesquisa permitirá a construção de uma série histórica contínua e comparável, contribuindo diretamente para o aprimoramento das ações de segurança no DF.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)

Abordagem está prevista para passar por seis pontos da região administrativa

Programa de manutenção preventiva recebeu quase R$ 151 milhões e contribuiu para mais segurança e fluidez no trânsito e durabilidade da malha rodoviária

Intervenção contemplou todas as 48 estruturas para oferecer conforto, higiene e acessibilidade aos usuários. Maior parque da América Larina completou 47 anos em outubro

Oportunidades contemplam candidatos de diferentes níveis de escolaridade, com e sem experiência
