Brasília Agora
Brasília Agora


POLÍTICA

Comissão da MP do Bolsa Família cancela reunião após impasse sobre relatoria

13 de abril, 2023

A comissão mista que analisa a medida provisória do Bolsa Família cancelou a sessão desta quinta-feira (13) por falta de acordo sobre quem será o […]

Comissão da MP do Bolsa Família cancela reunião após impasse sobre relatoria
Bancada: senador Fabiano Contarato (PT-ES); senador Giordano (MDB-SP); deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP); senador Eduardo Braga (MDB-AM); senador Renan Calheiros (MDB-AL); senador Fernando Farias (MDB-AL). Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A comissão mista que analisa a medida provisória do Bolsa Família cancelou a sessão desta quinta-feira (13) por falta de acordo sobre quem será o deputado relator do texto no colegiado. O encontro, previsto para esta quinta, só deve acontecer na próxima terça-feira (18). Até a publicação desta reportagem, os líderes partidários ainda não tinham anunciado quem vai relatar essa MP.

As comissões mistas que analisarão as MPs consideradas prioritárias pelo governo foram instaladas nesta terça-feira (11) após um impasse entre os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Ao todo, foram instaladas três comissões mistas. Elas vão analisar: a MP das novas regras do Minha Casa, Minha Vida; a MP da reestruturação ministerial; e a MP que muda as regras do programa Bolsa Família. Apesar de as presidências das comissões já terem sido definidas, ainda há um impasse em relação às relatorias dos colegiados.

Até o momento, foi divulgado o nome do deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) para a relatoria do colegiado que cuida da MP da reestruturação ministerial. O deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP) chegou a ser anunciado na quarta para relatar a MP do Minha Casa, Minha Vida, mas a indicação gerou impasse e o deputado renunciou à vaga nesta quinta.

O União Brasil deve indicar o nome do deputado Fernando Marangoni (União-SP) para ocupar o cargo. Tanto Marangoni quanto Boulos são ligados à área da habitação. A reportagem apurou que os parlamentares chegaram a estudar soluções alternativas para o impasse – como entregar ao União Brasil a relatoria da MP que muda regras do Carf, ou aguardar a volta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da viagem oficial à China.

Com essa negociação, a vaga para relatoria da comissão que cuida da Medida Provisória do Bolsa Família permaneceu em aberto para uma eventual negociação. O nome do deputado que ocupará o cargo ainda não foi definido.