
Vai ao Plenário inclusão da equoterapia nas práticas interativas do SUS
Projeto aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais nesta quarta teve relatório favorável de Nelsinho Trad
Projeto de autoria do deputado Joaquim Roriz Neto (PL)
Foto: Rinaldo Morelli/ Agência CLDF
Durante o horário das 23h às 6h, ocorre uma redução na oferta de ônibus no Distrito Federal. Para mitigar os efeitos para a população, o projeto de lei 524/2023 prevê a redução do horário noturno em uma hora (término às 5h) e o aumento da frequência mínima noturna para 60 minutos (em vez dos atuais 90), com aplicação para todas as linhas e não apenas as de maior circulação. O projeto, de autoria do deputado Joaquim Roriz Neto (PL), foi aprovado na quarta-feira (7) pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa do DF.
O PL altera a Lei 877, de 28 de junho de 1995, que dispõe sobre o horário noturno no transporte público. “Passados quase 30 anos da vigência da lei, o fato é que o funcionamento dos ônibus nesse horário a partir das 23 horas é precário, quando não inexistente”, critica Roriz Neto, na justificativa no projeto de lei.
O relatório do deputado Fábio Felix (PSOL) ressalta que a quantidade de trabalhadores no DF em regime noturno ou parcialmente noturno praticamente duplicou no período de 2012 para 2018: de 53 mil para 102 mil pessoas, segundo dados do IBGE. “Portanto, entende-se que o aumento da frequência mínima da frota é uma atualização legislativa adequada, diante da mudança da realidade de trabalho no DF”, afirma o relator.
A comissão também aprovou a exigência de banheiros públicos nas estações de metrô. A obrigatoriedade está presente do projeto de lei 357/2023, de autoria do deputado Roosevelt (PL). Apesar de favoráveis, os deputados fizeram algumas ressalvas quanto a aplicabilidade da proposta.
O deputado Martins Machado (Republicanos) disse que já solicitou a medida, mas não obteve sucesso. “Há alguns anos, eu chamei o presidente do metrô para conversar. Eu concordo com o deputado Roosevelt, mas tenho dúvidas se o projeto vai avançar”, ponderou.
O presidente da CTMU, deputado Max Maciel (PSOL), apontou que há desafios quanto à segurança. “Salvo engano, a retirada de banheiros em estações no mundo e no Brasil veio decorrente de um pacto antiterrorismo. É um protocolo que impede a existência de banheiros nesses espaços, pois são locais difíceis de ter controle de entrada e saída, inclusive do que acontece lá dentro”, citou Maciel. Ele sugeriu que o autor do projeto promova uma audiência pública com o Metrô-DF, para esclarecimentos dos pós e contras.
A Comissão aprovou a ampliação do Eixão do Lazer, tanto em questão de horário quanto de datas. O projeto de lei 538/2023, de autoria do deputado Gabriel Magno (PT), prorroga a interrupção de tráfego na via de Brasília para as 19h. Por meio de emenda do relator Fábio Félix, a proposta também estende a realização do Eixão do Lazer para as datas de ponto facultativo no DF. Atualmente, a proibição de circulação de veículos ocorre das 6h às 18h, aos domingos e feriados. O PL também deixa claro que o Eixão do Lazer se aplica inclusive nos feriados locais, e não apenas nacionais. Atualmente há apenas um feriado distrital, o Dia do Evangélico, em 30 de novembro.
Outra proposta analisada foi a criação de um “Eixão” do Lazer no Gama. A CTMU aprovou a criação da Rua do Lazer no Gama, pelo projeto de lei 625/2019, de autoria do deputado Daniel Donizet (MDB). O PL interrompe o tráfego de veículos na DF 480, sentido Plano Piloto/Gama, com extensão entre o Balão do Periquito e o Terminal do BRT do Gama, aos domingos e feriados, no horário das 6h às 18h.
Ao todo, a Comissão de Transporte aprovou 12 projetos. A reunião completa pode ser assistida no canal do Youtube da TV Câmara Distrital. As propostas ainda precisam ser votadas por outras comissões e pelo Plenário da CLDF.
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A matéria recebeu relatório favorável do presidente do colegiado, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).