SAÚDE
Como começa o câncer ósseo? Conheça os primeiros sinais de alerta da doença
9 de outubro, 2024 / Por: Agência O GloboEmbora seja menos comum que outras variantes, a doença pode ser muito agressiva e exigir tratamentos intensivos, como explica a American Cancer Society
O câncer de ossos, também conhecido como sarcoma ósseo, é uma proliferação de células que começam a crescer sem controle em qualquer parte do corpo. Embora seja menos comum do que outras variantes, a doença pode ser muito agressiva e exigir tratamentos intensivos, como explica a Sociedade Americana do Câncer.
De acordo com a sociedade médica, “o sinal mais comum de câncer de osso é dor no osso afetado. No início, a dor não é constante. Pode piorar à noite ou quando se usa o osso (por exemplo, dor na perna ao caminhar). À medida que o câncer cresce, a dor se torna constante e pode piorar com a atividade”.
Apesar do desconhecimento das causas exatas, há vários fatores que podem aumentar o risco, como mutações genéticas herdadas ou espontâneas, exposição à radiação, lesões ósseas, como fraturas e traumatismos, entre outras.
As pessoas que têm maior risco de sofrer dessa doença são os jovens e os adultos mais velhos, segundo a Clínica Mayo.
O câncer que começa nos ossos é raro, já que existem vários tipos, e alguns deles se apresentam principalmente em crianças. Embora haja vários tratamentos, os mais comuns incluem cirurgia, radioterapia e quimioterapia, dependendo do osso afetado.
A clínica menciona alguns sintomas que devem ser levados em consideração e que são bastante comuns nessa doença. Portanto, é importante estar atento se apresentar alguns deles e consultar um profissional de saúde:
- Dor óssea persistente ou crescente.
- Inchaço e sensibilidade na área afetada.
- Fraqueza óssea ou fraturas espontâneas.
- Perda de mobilidade ou rigidez articular.
- Fadiga, perda de peso ou febre.
As células cancerosas podem formar um nódulo conhecido como tumor, que pode aumentar de tamanho até invadir e destruir o tecido corporal saudável. Com o tempo, elas se desprendem e se disseminam para outras partes do corpo, o que é conhecido como câncer metastático, conforme descrito pela Clínica Mayo.
Existem diferentes tipos de câncer de ossos primários, cuja nomenclatura é atribuída com base na parte dos ossos ou nos tecidos adjacentes afetados e no tipo de células que formam o tumor. O site da Sociedade Americana de Câncer explica os mais comuns:
Osteossarcoma: este é um tipo de câncer de osso que começa nas células que formam os ossos e é o mais comum. A maioria das vezes, afeta pessoas jovens entre 10 e 30 anos, e apenas 10% dos casos ocorrem em pessoas de 60 a 79 anos.
Condrossarcoma: origina-se nas células da cartilagem e é o segundo câncer de osso primário mais comum. É raro em pessoas com 20 anos, mas após essa idade, o risco de desenvolver um condrossarcoma aumenta até os 75 anos.
Sarcoma de Ewing: este tipo de câncer de osso aparece nos ossos e no tecido mole que os rodeia. É mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens, mas não é tão frequente em adultos com mais de 30 anos.