Brasília Agora
Brasília Agora


ECONOMIA

Conab prevê produção recorde de 326,9 milhões de grãos em próxima safra mesmo com seca histórica

17 de setembro, 2024 / Por: Agência O Globo

Resultado representaria um crescimento de 8% em relação à temporada anterior

Conab prevê produção recorde de 326,9 milhões de grãos em próxima safra mesmo com seca histórica
Soja no lugar de mata em São Desidério, cidade da Bahia que é a maior produtora de grãos do país e que lidera ranking de desmatamento do Cerrado. Foto: Charles Echer por Pixabay

Mesmo com a pior seca registrada na história do país, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima uma produção de 326,9 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/25. Caso o resultado seja confirmado, a safra será um recorde, a maior da série histórica da companhia.

Segundo a Conab, o volume de 326,9 milhões de toneladas representa um crescimento de 8% em relação à safra anterior, que teve uma colheita de 302,223 milhões de toneladas.

As estimativas foram apresentadas pela companhia nesta terça-feira, no evento “Perspectivas para a Agropecuária – Safra 2024/25″.

— É uma safra cheia, robusta, capaz de assegurar o abastecimento interno, e também a continuidade das exportações. Ela é capaz ainda de contribuir para o aumento da produção interna de carnes, que continua com a demanda aquecida, tanto para consumo interno quanto para exportações — disse o superintendente de Gestão da Oferta da companhia, Wellington Silva Teixeira.

Para que estes resultados sejam alcançados, a Conab projeta que a área plantada na próxima safra deve crescer 2,11%, saltando de 79,721 milhões de hectares para 81,404 milhões de hectares.

Esse crescimento na colheita de grãos, se deve principalmente ao desempenho na produção de arroz e feijão. De acordo com as estimativas da Conab, a produtividade da próxima safra deve crescer em 5,94%, de 3,791 toneladas por hectare para 4,016 toneladas por hectare.

Segundo os técnicos da companhia, os resultados devem ser alcançados caso o clima fique “dentro da normalidade”. As projeções são montados pela companhia com base em modelos estatísticos para a produção das culturas, preços, previsões de clima e dados de mercado.


BS20240917152352.1 – https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2024/09/17/conab-preve-producao-recorde-de-3269-milhoes-de-graos-em-proxima-safra-mesmo-com-seca-historica.ghtml