
Animação, ficção e documentário levam diversidade do cinema do DF para a Mostra Brasília
Filmes que disputam prêmio da CLDF, como o longa Mil Luas (foto), também são exibidos no Complexo Cultural Planaltina
No Youtube, canal da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional terá transmissões especiais a partir desta terça (6) Com mensagem dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, a campanha Outubro Rosa ganha mais uma adesão: a da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), por meio da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro …
No Youtube, canal da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional terá transmissões especiais a partir desta terça (6)
Com mensagem dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama, a campanha Outubro Rosa ganha mais uma adesão: a da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), por meio da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS). Para reforçar o alerta da campanha, a orquestra, a partir desta terça-feira (6), transmite pelo YouTube obras que remetem ao universo feminino, chamando a atenção das mulheres para o diagnóstico precoce que pode salvar vidas.
Serão irradiados vários concertos, gravados em diferentes ocasiões pela orquestra. As apresentações serão sempre às terças-feiras, às 20h. O Outubro Rosa da orquestra começa com a transmissão do Concerto para Violino em Ré Maior, de Tchaikovsky. O solista é Nicolas Koeckert. Em seguida, será exibida a suíte O Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky.
Na próxima terça (13), será a vez da Sinfonia nº 3, de Gustav Mahler. Já no dia 20, o canal da OSTNCS no Youtube apresenta a Sinfonia nº 1, de Beethoven, seguida pelo Clarinet Concerto nº 1, de Weber. A programação fecha no dia 27 com obras de Beethoven: Sinfonia nº 3, Quarteto de Cordas Op.18 nº 2 (executada pelo Quarteto de Cordas do Teatro Nacional) e a abertura Criaturas de Prometheus.
Lua Branca
Também em reforço à campanha Outubro Rosa, a sinfônica lançou, na última semana, um videoclipe homenageando um dos grandes nomes femininos da música brasileira: a compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga. A peça escolhida foi Lua Branca.
Escrita em 1910, a obra é baseada nos contos populares russos sobre um pássaro mágico que, para seu captor, é tanto uma bênção quanto uma perdição. Regido pelo maestro Claudio Cohen, o concerto conta com a participação especial do solista alemão Nicolas Koercket.
Com os músicos vestidos de branco e portando o laço rosa, símbolo da campanha, o concerto destaca a participação da clarinetista Paula Pires, da violinista Luciana Arraes e da flautista Luciana Morato.
Homenagem às mulheres
“Abrindo este mês, queremos também exaltar a importância das mulheres nas orquestras, ambiente que, originalmente, era exclusivamente masculino”, lembra o maestro. “Depois de décadas de luta, o número de mulheres nas orquestras aumentou em até 300%.”.
Luciana Morato ressalta que a relação entre a arte e a saúde pode ser intensificada com a presença feminina das instrumentistas da OSTNCS. “Desde a Antiguidade, a música era usada de forma terapêutica”, explica. “Os benefícios como o bem-estar, a felicidade e o contentamento remetem à música e ao seu poder de recuperação, sobretudo da saúde psicológica e consequentemente, física”.
Luciana Arraes igualmente destaca a música como um instrumento transformador e influenciador que também atua na saúde mental feminina. “O palco, a música clássica e as orquestras sinfônicas têm um relacionamento direto com o grande público e são aliados fortes na divulgação de campanhas tão importantes como essa [Outubro Rosa]”, avalia.
Paula Pires, que vê na campanha suporte e empatia às mulheres que convivem com a doença, ressalta: “A música é uma excelente ferramenta para se falar poeticamente o que muitas vezes não conseguimos colocar em palavras. Nesse sentido, ações como a da orquestra sensibilizam seu público e ganham muita força”.
* Com informações da Secec
Filmes que disputam prêmio da CLDF, como o longa Mil Luas (foto), também são exibidos no Complexo Cultural Planaltina
Edição, que será a maior da história, começou nesta sexta-feira (12), com ‘O Agente Secreto’; até o próximo domingo (21), público poderá conferir filmes no Cine Brasília e em três regiões administrativas, além de oficinas e debates
Brasilienses e visitantes contam com uma programação recheada de eventos promovidos ou apoiados pelo Governo do Distrito Federal (GDF)
Troféu Câmara Legislativa será entregue aos vencedores da Mostra Brasília, vitrine do cinema brasiliense. Também há premiação em dinheiro para os melhores filmes e categorias técnicas