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Concluída concretagem da faixa exclusiva no primeiro trecho da Epig

20 de janeiro, 2024

. Trabalho ocorre em uma área de 700 metros com cinco faixas, desde o viaduto da Epia até a Octogonal. Agora, os serviços se concentram […]

Concluída concretagem da faixa exclusiva no primeiro trecho da Epig
Foto: F. Gualberto/SODF

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Trabalho ocorre em uma área de 700 metros com cinco faixas, desde o viaduto da Epia até a Octogonal. Agora, os serviços se concentram na pavimentação da segunda via

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O asfalto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) começou a ser revestido por pavimento rígido. Desde 11 de janeiro, um trecho de 700 metros de comprimento, que vai do viaduto da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) até a chegada da Octogonal no sentido Plano Piloto, passa pela concretagem. O serviço começou pela faixa exclusiva de ônibus. A pista de quatro metros de largura foi a primeira a ser finalizada.

Para a realização da obra, as três faixas mais à esquerda da rodovia foram bloqueadas cerca de 600 metros depois da última parada de ônibus, no sentido Plano Piloto | Fotos: F. Gualberto/SODF

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A velocidade da operação se deve ao método utilizado: whitetopping, o mesmo usado na via Estrutural, que cobre o pavimento asfáltico existente por uma camada de concreto de cimento Portland. Cinco faixas serão cobertas pelo material nesta etapa. Futuramente, outros quatro trechos da rodovia terão a substituição, até totalizar 12 km. O investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) é de R$ 156 milhões.

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Na quinta-feira (18), as equipes iniciaram a concretagem da segunda faixa, essa com três metros de largura. Até esta sexta-feira (19), já haviam sido utilizados 959,10 metros cúbicos de concreto, o que equivale a aproximadamente 119 caminhões. Os trabalhos seguem até a conclusão das cinco vias.

  • O investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) é de R$ 156 milhões
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“Com a primeira faixa concluída, começamos a concretagem da segunda, que é para carros pequenos. Todas as pistas sendo concretadas com pavimento rígido, que tem uma durabilidade melhor, com menos intervenções de tapa buraco”, explica o fiscal da Secretaria de Obras do Distrito Federal (SODF), Carlos Magno.

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‌Inicialmente, o revestimento de concreto ficaria restrito à faixa exclusiva para ônibus que será construída na Epig. No entanto, a extensão do pavimento rígido para as demais pistas ocorreu por ser economicamente mais viável.

Desvio

Para a realização da obra, as três faixas mais à esquerda da rodovia foram bloqueadas cerca de 600 metros depois da última parada de ônibus, no sentido Plano Piloto. A única faixa livre, à direita, é destinada ao uso exclusivo de transportes coletivos.

A pista de quatro metros de largura foi a primeira a ser finalizada

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Motoristas que se deslocam pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG) em direção ao Eixo Monumental devem acessar a faixa reversa ou a via marginal antes do viaduto da Epia. Já quem deseja chegar ao Setor Policial Sul deve seguir obrigatoriamente pela marginal até as proximidades do viaduto de acesso ao Setor Policial.

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Quem trafega na Epia Norte também precisa estar atento. Isso porque a alça do viaduto que dá acesso à Epig ficará interditada durante todo o período da obra – para acessar a rodovia, é preciso usar o retorno situado em frente à Novacap.