
Carnaval no DF tem redução de 42,9% de registros policiais
Desde o início da folia, foi registrado o total de 83 ocorrências relacionadas às festividades carnavalescas, sendo que em 2024 foram mais de 70 casos por dia
Obras seguem no sentido sul-centro da via; colocação do pavimento rígido nas faixas destinadas ao transporte coletivo já foi concluída na altura das quadras 703 a 716 e 512 a 516 Sul; investimento no projeto é de mais de R$ 25 milhões
Nesta quarta-feira (19), os serviços se concentram na concretagem da faixa exclusiva de ônibus na altura da quadra 511. Além disso, tiveram início a aplicação de concreto compactado a rolo no ponto de ônibus da 511/512, a escavação do ponto de ônibus da 512/513 e a execução de bocas de lobo e restauração das calçadas da 515/516.
Até o momento, o Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu a substituição de asfalto danificado por pavimento rígido (concreto) em cerca de 7 km da W3 Sul, que tem a extensão de 6 km em cada sentido, totalizando 12 km. Estão prontas as faixas exclusivas de ônibus entre o viaduto da via S1 e o shopping Pátio Brasil, da 703 à 716 Sul e da 516 à 512 Sul.
O projeto conta com um investimento de mais de R$ 25,6 milhões da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), repassados à Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF) por meio de convênio. Além da aplicação do pavimento rígido, estão previstas a execução de redes de drenagem, abertura de bocas de lobo e pavimentação, bem como a construção de calçadas, meios-fios, paisagismo e sinalização.
Estão prontas as faixas exclusivas de ônibus entre o viaduto da via S1 e o shopping Pátio Brasil, da 703 à 716 Sul e da 516 à 512 Sul | Fotos: Divulgação/Secretaria de Obras e Infraestrutura
Assim que for concluída a obra, cada sentido da W3 Sul terá uma faixa de rolamento com pavimento rígido, por onde passará o transporte público, e duas com pavimento flexível, para o fluxo de carros e motocicletas.
Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura
“Estamos acompanhando de perto todas as obras e cobrando celeridade das empresas, para tentar diminuir os transtornos para a população”, afirma o secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Valter Casimiro.
Ele explica que o pavimento rígido é mais resistente e duradouro, pois tem a capacidade de suportar cargas mais pesadas e tende a durar pelo menos 20 anos. “Esse tipo de material é indicado para rodovias de grande movimentação, por onde passam veículos mais pesados, como ônibus e caminhões, porque não sofre deformações”, afirma Casimiro.
Cada sentido da W3 Sul terá uma faixa de rolamento com pavimento rígido e duas com pavimento flexível
A vendedora Ana Beatriz Araújo dos Santos trabalha na 512 Sul há seis meses e já observa as mudanças. “Venho de ônibus e, quando passava aqui, dava para sentir como era ruim a pista. Para a segurança era péssimo, porque o ônibus vem rápido e, juntando com o movimento provocado pelo asfalto desnivelado, ficava bem ruim. Acho que a maior vantagem é a segurança dos passageiros e já dá para perceber a diferença”, diz.
Assim que for concluída a obra, cada sentido da W3 Sul terá uma faixa de rolamento com pavimento rígido, por onde passará o transporte público, e duas com pavimento flexível, para o fluxo de carros e motocicletas.
*Com informações da Secretaria de Obras e Infraestrutura
Desde o início da folia, foi registrado o total de 83 ocorrências relacionadas às festividades carnavalescas, sendo que em 2024 foram mais de 70 casos por dia
Prática conhecida como enriquecimento alimentar faz parte da programação de Carnaval do local e traz bem-estar aos animais
Cercamento contempla todas as passagens erguidas para permitir a aproximação da população ao espelho-d’água
Tradicional fechamento da via expressa foi prorrogado; assim, nesta segunda (3) e na terça (4), a população terá mais opções ao ar livre durante o recesso