
Concurso TCE MG 2025: Saiu! 30 vagas e R$ 12,5 mil!
Concurso TCE MG 2025 terá provas aplicadas em 25 de janeiro de 2026!
Atenção, concurseiros! Foi publicado o extrato de contrato firmado entre a Caixa Econômica Federal e a banca organizadora Cesgranrio para realização do novo concurso público da instituição bancária, voltado para pessoas com deficiência (PCDs). Segundo anúncio do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, a seleção ofertará 1.000 vagas para o cargo de Técnico Bancário. A publicação do edital …
Continue reading “Concurso Caixa: Cesgranrio é banca; MIL vagas para PCDs!”
Atenção, concurseiros! Foi publicado o extrato de contrato firmado entre a Caixa Econômica Federal e a banca organizadora Cesgranrio para realização do novo concurso público da instituição bancária, voltado para pessoas com deficiência (PCDs).
Segundo anúncio do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, a seleção ofertará 1.000 vagas para o cargo de Técnico Bancário. A publicação do edital é prevista para o mês de setembro de 2021.
Guimarães também destacou que serão contratados 4.000 novos empregados. Destas vagas, 3.000 serão por convocações do concurso de 2014. Em recente publicação, a Portaria nº 10.070 fixou “o limite para o quantitativo de pessoal próprio do Conglomerado Caixa em 87.544”.
Vale lembrar que o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região se mostrou favorável à realização do novo certame. A medida se deu durante julgamento de uma Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho. Contudo, o TRT10 determinou que primeiro sejam finalizadas as contratações dos aprovados.
No momento, 566 aprovados já estão em processo de contratação, segundo a instituição. O aval para novas contratações partiu da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). 87 técnicos em Tecnologia da Informação são aguardados para as unidades bancárias do Distrito Federal.
“São pessoas que farão a diferença neste momento tão sensível que o Brasil vive. Ouvimos as demandas dos empregados e agimos rapidamente para fortalecer o atendimento”, declarou o presidente da Caixa.
Em 2020, teve início o Programa de Demissão Voluntária (PDV) da Caixa Econômica. O plano era promover a demissão de até 7.294 servidores.
Neste artigo, você vai ficar informado sobre o concurso Caixa 2021. Acompanhe os tópicos:
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou em suas redes sociais que será aberto um novo concurso para contratação de Pessoas com Deficiência (PCDs), previsto para setembro deste ano.
A seleção, inclusive, já possui banca organizadora definida. O extrato de contrato com a Fundação Cesgranrio foi publicado no Diário Oficial da União.
Importante lembrar que o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região se mostrou favorável à realização de um novo certame. A medida se deu durante julgamento de uma Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho. Contudo, o TRT10 determinou que primeiro sejam finalizadas as contratações dos aprovados.
No momento, 566 aprovados já estão em processo de contratação, segundo a instituição. O aval para novas contratações partiu da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).
Além disso, 87 técnicos em Tecnologia da Informação são aguardados para as unidades bancárias do Distrito Federal. Segundo Guimarães, a ideia é reforçar as unidades em fase de implantação nas regiões norte e nordeste do país.
Após PDV (Programa de Demissão Voluntária) realizado em 2020, com a intenção de remover até 7.294 servidores do quadro de pessoal da Caixa Econômica Federal, novas convocações estão previstas.
Segundo o presidente da instituição, 7.704 cargos serão preenchidos, sendo 2.766 aprovados no último concurso. Existe também a possibilidade de um novo concurso ser aberto, com previsão de 2 mil vagas.
Em agosto de 2021, a autorização de 3.000 convocações foi publicada no Diário Oficial da União. A Portaria nº 10.070 fixa “o limite para o quantitativo de pessoal próprio do Conglomerado Caixa em 87.544”. O limite anterior era de 84.544.
Em julho de 2019, após determinação para que a instituição cumprisse a Lei de Cotas, a Caixa Econômica Federal anunciou a contratação de 174 candidatos com deficiência, o qual faziam parte da lista de aprovados do último concurso Caixa, realizado em 2014. Os servidores foram recebidos pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, na Universidade da Caixa, em Brasília.
Além dessas contratações, a Caixa Econômica Federal deve realizar um novo concurso em breve, isso porque o banco pretende contratar 2.000 candidatos com deficiência através de concurso público, para atuarem em agências de todo o país.
Em maio, por decisão da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª região (TRT Distrito Federal e Tocantins), a Caixa recebeu uma notificação para que cumprisse a Lei de Cotas. Segundo a decisão, o banco precisa contratar cerca de 2.500 pessoas para se ajustar à Lei.
Ainda não há informações sobre quando o concurso deve ser lançado, mas fique atento que qualquer novidade será atualizada nesta mesma página.
A Caixa encerrou 2014 com pouco mais de 101 mil empregados. Naquele ano, no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2015, a direção do banco se comprometeu a realizar mais 2 mil contratações, o que elevaria o total para além dos 103 mil.
De lá para cá, porém, mais de 16 mil deixaram a empresa, principalmente por meio dos planos de desligamentos. Não se sabe ao certo quantas contratações foram feitas, mas dos mais de 30 mil aprovados no último concurso público, menos de 10% foram convocados. Hoje, são cerca de 85 mil empregados.
A Caixa tinha 57 mil trabalhadores e 2.126 agências naquele ano. No final de 2014, foi ultrapassada a marca dos 101 mil bancários e das 3.400 agências. Isso ocorreu porque cresceu a importância da Caixa, e também como resultado da campanha ‘Mais Empregados para a Caixa, Mais Caixa para o Brasil’.
A contratação dos aprovados no último concurso é possível em virtude da suspensão do prazo de validade do certame, determinada nos autos de uma Ação Civil Pública que tramita no TRT da 10ª região.
A ACP, proposta pelo Ministério Público do Trabalho, visa dar cumprimento ao Acordo Coletivo e assim recompor os quadros da Caixa. Caso a medida anunciada pelo banco seja efetivada, a convocação dos aprovados vai por fim à disputa judicial e permitirá, no longo prazo, a realização de novos concursos pela Caixa.
Técnico Bancário (nível médio)
Médico do Trabalho (nível superior)
Remuneração:
Na ocasião da publicação do último edital, o vencimento básico inicial para o cargo de Técnico Bancário era de R$ 2.025,00. Não é possível ter acesso à atual estrutura remuneratória, uma vez que os órgão bancários não costumam divulgar esse tipo de informação ao público geral.
Benefícios:
Segundo o último edital, os servidores possuem as seguintes vantagens, além do vencimento básico:
O último concurso realizado pela Caixa Econômica Federal foi em 2014. Na ocasião, o provimento de vagas para Técnico Bancário foi feito somente para cadastro de reserva. Organizado pelo Centro de Promoção e Eventos, CESPE, foram registrados 1.156.744 inscritos, sendo que o Polo com maior número de inscritos foi o do Rio de Janeiro, com 43.656 inscrições.
No mesmo ano, foi publicado outro edital somente para cargos de nível superior. Foram ofertadas 9 vagas mais cadastro de reserva para os cargos de Médico do Trabalho e Engenheiro em diversas especialidades.
O certame foi composto por provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Nas provas objetivas, que valiam 204 pontos, os candidatos foram avaliados nas disciplinas de:
Conhecimentos básicos para todos os Polos:
Conhecimentos específicos (todos os Polos, exceto Tecnologia da Informação – DF, RJ E SP)
Conhecimentos específicos (somente para os Polos de Tecnologia da Informação – DF, RJ E SP)
Já a prova discursiva teve como exercício avaliativo a elaboração de um texto dissertativo. Esta fase valia até 20 pontos. Vale lembrar que as provas objetivas e discursivas foram aplicadas na mesma data e tiveram 04 horas e 30 minutos de duração.
A nota dos candidatos aprovados nas provas objetivas ficou em torno de 109 e 130 pontos; podendo variar conforme cada polo.
De acordo com os dados obtidos em relatório da Caixa, com referência em agosto de 2021, 8.303 candidatos foram admitidos até então.
►Data: 2021
►Vagas: 1.000
►Cargos: Técnico Bancário [apenas PCDs]
►Banca: Cesgranrio
►Escolaridade: Nível médio
►Data: 2014
►Vagas: Cadastro de Reserva
►Cargos: Técnico Bancário
►Lotações: Brasil
►Banca: Cespe
►Escolaridade: Nível médio
►Edital: Edital Caixa 2014
Fonte: Estratégia Concursos
Concurso TCE MG 2025 terá provas aplicadas em 25 de janeiro de 2026!
Aprovados no concurso CGE SP devem ser empossados no 1º semestre de 2026!
Aprovados no concurso CGE SP devem ser empossados no 1º semestre de 2026!
Concurso CISNOP tem oportunidades de níveis médio, técnico e superior!