Brasília Agora


CONCURSOS

Concurso Caixa: Cesgranrio é banca; MIL vagas para PCDs!

1 de setembro, 2021

Atenção, concurseiros! Foi publicado o extrato de contrato firmado entre a Caixa Econômica Federal e a banca organizadora Cesgranrio para realização do novo concurso público da instituição […]

Concurso Caixa: Cesgranrio é banca; MIL vagas para PCDs!
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Atenção, concurseiros! Foi publicado o extrato de contrato firmado entre a Caixa Econômica Federal e a banca organizadora Cesgranrio para realização do novo concurso público da instituição bancária, voltado para pessoas com deficiência (PCDs).

Segundo anúncio do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, a seleção ofertará 1.000 vagas para o cargo de Técnico Bancário. A publicação do edital é prevista para o mês de setembro de 2021.

  • Caixa Econômica Federal
  • Status: Edital para PCDs em setembro
  • Banca: Cesgranrio
  • Vagas: 1.000
  • Salário: R$ 2.025,00 (último edital)

Guimarães também destacou que serão contratados 4.000 novos empregados. Destas vagas, 3.000 serão por convocações do concurso de 2014. Em recente publicação, a Portaria nº 10.070 fixou “o limite para o quantitativo de pessoal próprio do Conglomerado Caixa em 87.544”.

Vale lembrar que o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região se mostrou favorável à realização do novo certame. A medida se deu durante julgamento de uma Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho. Contudo, o TRT10 determinou que primeiro sejam finalizadas as contratações dos aprovados.

No momento, 566 aprovados já estão em processo de contratação, segundo a instituição. O aval para novas contratações partiu da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). 87 técnicos em Tecnologia da Informação são aguardados para as unidades bancárias do Distrito Federal.

“São pessoas que farão a diferença neste momento tão sensível que o Brasil vive. Ouvimos as demandas dos empregados e agimos rapidamente para fortalecer o atendimento”, declarou o presidente da Caixa.

Em 2020, teve início o Programa de Demissão Voluntária (PDV) da Caixa Econômica. O plano era promover a demissão de até 7.294 servidores.

Neste artigo, você vai ficar informado sobre o concurso Caixa 2021. Acompanhe os tópicos:

Concurso Caixa: situação atual

Novo edital previsto em setembro para PcDs

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou em suas redes sociais que será aberto um novo concurso para contratação de Pessoas com Deficiência (PCDs), previsto para setembro deste ano.

A seleção, inclusive, já possui banca organizadora definida. O extrato de contrato com a Fundação Cesgranrio foi publicado no Diário Oficial da União.

Importante lembrar que o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região se mostrou favorável à realização de um novo certame. A medida se deu durante julgamento de uma Ação Civil Pública do Ministério Público do Trabalho. Contudo, o TRT10 determinou que primeiro sejam finalizadas as contratações dos aprovados.

No momento, 566 aprovados já estão em processo de contratação, segundo a instituição. O aval para novas contratações partiu da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).

Além disso, 87 técnicos em Tecnologia da Informação são aguardados para as unidades bancárias do Distrito Federal. Segundo Guimarães, a ideia é reforçar as unidades em fase de implantação nas regiões norte e nordeste do país.

Novas convocações

Após PDV (Programa de Demissão Voluntária) realizado em 2020, com a intenção de remover até 7.294 servidores do quadro de pessoal da Caixa Econômica Federal, novas convocações estão previstas.

Segundo o presidente da instituição, 7.704 cargos serão preenchidos, sendo 2.766 aprovados no último concurso. Existe também a possibilidade de um novo concurso ser aberto, com previsão de 2 mil vagas.

Em agosto de 2021, a autorização de 3.000 convocações foi publicada no Diário Oficial da União. A Portaria nº 10.070 fixa “o limite para o quantitativo de pessoal próprio do Conglomerado Caixa em 87.544”. O limite anterior era de 84.544.

Lei de Cotas

Em julho de 2019, após determinação para que a instituição cumprisse a Lei de Cotas, a Caixa Econômica Federal anunciou a contratação de 174 candidatos com deficiência, o qual faziam parte da lista de aprovados do último concurso Caixa, realizado em 2014. Os servidores foram recebidos pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, na Universidade da Caixa, em Brasília.

Além dessas contratações, a Caixa Econômica Federal deve realizar um novo concurso em breve, isso porque o banco pretende contratar 2.000 candidatos com deficiência através de concurso público, para atuarem em agências de todo o país.

Em maio, por decisão da Primeira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª região (TRT Distrito Federal e Tocantins), a Caixa recebeu uma notificação para que cumprisse a Lei de Cotas. Segundo a decisão, o banco precisa contratar cerca de 2.500 pessoas para se ajustar à Lei.

Ainda não há informações sobre quando o concurso deve ser lançado, mas fique atento que qualquer novidade será atualizada nesta mesma página.

Déficit de funcionários

A Caixa encerrou 2014 com pouco mais de 101 mil empregados. Naquele ano, no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2014/2015, a direção do banco se comprometeu a realizar mais 2 mil contratações, o que elevaria o total para além dos 103 mil.

De lá para cá, porém, mais de 16 mil deixaram a empresa, principalmente por meio dos planos de desligamentos. Não se sabe ao certo quantas contratações foram feitas, mas dos mais de 30 mil aprovados no último concurso público, menos de 10% foram convocados. Hoje, são cerca de 85 mil empregados.

A Caixa tinha 57 mil trabalhadores e 2.126 agências naquele ano. No final de 2014, foi ultrapassada a marca dos 101 mil bancários e das 3.400 agências. Isso ocorreu porque cresceu a importância da Caixa, e também como resultado da campanha ‘Mais Empregados para a Caixa, Mais Caixa para o Brasil’.

A contratação dos aprovados no último concurso é possível em virtude da suspensão do prazo de validade do certame, determinada nos autos de uma Ação Civil Pública que tramita no TRT da 10ª região.

A ACP, proposta pelo Ministério Público do Trabalho, visa dar cumprimento ao Acordo Coletivo e assim recompor os quadros da Caixa. Caso a medida anunciada pelo banco seja efetivada, a convocação dos aprovados vai por fim à disputa judicial e permitirá, no longo prazo, a realização de novos concursos pela Caixa.

Concurso Caixa: sobre os cargos

Atribuições dos principais cargos

Técnico Bancário (nível médio)

  • Atividade administrativa destinada a prestar atendimento aos clientes e ao público em geral, efetuando operações diversas, executando atividades bancárias e administrativas, incluindo a comercialização de produtos e serviços;
  • Efetivação de cálculos e controles numéricos;
  • Inserção e consulta de dados em sistemas operacionais informatizados e auxílio em sua manutenção e em seu aperfeiçoamento, bem como realização de operações de caixa, quando habilitado, de forma a contribuir para a realização de negócios, possibilitando o alcance das metas, o bom desempenho da Unidade e a satisfação dos clientes internos e externos.

Médico do Trabalho (nível superior)

  • Atividade profissional destinada a atuar em programas de medicina e segurança no trabalho e prevenção e assistência à saúde, visando a preservar a saúde e a integridade física e mental dos empregados.

Remuneração e Benefícios

Remuneração:

Na ocasião da publicação do último edital, o vencimento básico inicial para o cargo de Técnico Bancário era de R$ 2.025,00. Não é possível ter acesso à atual estrutura remuneratória, uma vez que os órgão bancários não costumam divulgar esse tipo de informação ao público geral.

Benefícios:

Segundo o último edital, os servidores possuem as seguintes vantagens, além do vencimento básico:

  1. Possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional;
  2. Participação nos lucros e nos resultados, nos termos da legislação pertinente e do acordo coletivo vigente;
  3. Possibilidade de participação em plano de saúde e em plano de previdência complementar;
  4. Auxílio refeição/alimentação;
  5. Auxílio cesta/alimentação;
  6. Possibilidade de participação em programa de elevação da escolaridade e desenvolvimento;
  7. Programas de preservação da saúde, qualidade de vida e prevenção de acidentes; e
  8. Contrato de trabalho regido pela CLT e, portanto, com direito a FGTS, dentre outras vantagens.

Concurso Caixa: última edição

O último concurso realizado pela Caixa Econômica Federal foi em 2014. Na ocasião, o provimento de vagas para Técnico Bancário foi feito somente para cadastro de reserva. Organizado pelo Centro de Promoção e Eventos, CESPE, foram registrados 1.156.744 inscritos, sendo que o Polo com maior número de inscritos foi o do Rio de Janeiro, com 43.656 inscrições.

No mesmo ano, foi publicado outro edital somente para cargos de nível superior. Foram ofertadas 9 vagas mais cadastro de reserva para os cargos de Médico do Trabalho e Engenheiro em diversas especialidades.

Etapas do concurso de Técnico Bancário

  • (P1) Prova Objetiva:
    • Língua Portuguesa – 14 questões (peso 2);
    • Demais conteúdos referentes aos conhecimentos básicos – 36 questões (peso 1).
  • (P2) Prova Objetiva: Conhecimentos específicos – 70 questões (peso 2).
  • (P3) Prova Discursiva: Conhecimentos específicos (peso 1).

O certame foi composto por provas objetivas e discursivas, ambas de caráter eliminatório e classificatório. Nas provas objetivas, que valiam 204 pontos, os candidatos foram avaliados nas disciplinas de:

Conhecimentos básicos para todos os Polos:

  • Língua Portuguesa;
  • Matemática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Atualidades;
  • Ética;
  • Legislação Específica.

Conhecimentos específicos (todos os Polos, exceto Tecnologia da Informação – DF, RJ E SP)

  • Atendimento;
  • Conhecimentos Bancários.

Conhecimentos específicos (somente para os Polos de Tecnologia da Informação – DF, RJ E SP)

  • Tecnologia da Informação;
  • Conhecimentos Bancários.

Já a prova discursiva teve como exercício avaliativo a elaboração de um texto dissertativo. Esta fase valia até 20 pontos. Vale lembrar que as provas objetivas e discursivas foram aplicadas na mesma data e tiveram 04 horas e 30 minutos de duração.

A nota dos candidatos aprovados nas provas objetivas ficou em torno de 109 e 130 pontos; podendo variar conforme cada polo.

Nota de Corte

  • Distrito Federal: 162.39
  • Rio de Janeiro: 164.99
  • São Paulo: 161.59

Concurso Caixa: nomeações da última etapa

De acordo com os dados obtidos em relatório da Caixa, com referência em agosto de 2021, 8.303 candidatos foram admitidos até então.


Quer estudar para o concurso da Caixa 2021?

.
Ficha do concurso Caixa Econômica

Informações do Concurso Caixa Econômica

Data: 2021
Vagas: 1.000
Cargos: Técnico Bancário [apenas PCDs]
Banca: Cesgranrio
Escolaridade: Nível médio

Informações do último Concurso Caixa Econômica

Data: 2014
Vagas: Cadastro de Reserva
Cargos: Técnico Bancário
Lotações: Brasil
Banca: Cespe
Escolaridade: Nível médio
EditalEdital Caixa 2014

 

Fonte: Estratégia Concursos