
Concurso GCM Arapiraca AL: edital tem 48 vagas; inscreva-se
Concurso GCM Arapiraca AL oferece vagas de nível médio. Provas em junho!
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina vai lançar o edital do próximo concurso para Cartórios na sexta-feira, 17 de julho O edital ofertará 218 serventias extrajudiciais para provimento e remoção. Em comunicado divulgado no Diário da Justiça Eletrônico, o órgão também deu instruções para o aproveitamento ou aproveitamento da taxa de inscrição do concurso 2019, anulado pelo CNJ. …
Continue reading “Concurso Cartório SC: edital com 218 vagas”
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina vai lançar o edital do próximo concurso para Cartórios na sexta-feira, 17 de julho
O edital ofertará 218 serventias extrajudiciais para provimento e remoção.
Em comunicado divulgado no Diário da Justiça Eletrônico, o órgão também deu instruções para o aproveitamento ou aproveitamento da taxa de inscrição do concurso 2019, anulado pelo CNJ. A solicitação de devolução dos valores poderá ser feita até 24 de julho.
O novo edital terá a organização da Fundação Getúlio Vargas e terá suas etapas aplicadas em Florianópolis (SC). Clique aqui para acessar a íntegra do documento.
Lançado em 2019, o concurso para outorga de delegações de serviços extrajudiciais de notas e de registro do Estado de Santa Catarina teve de ser cancelado após mais de 20% das questões da prova objetiva serem anuladas.
A presidência do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, responsável pelo certame, considerou o elevado número de anulações uma grave irregularidade e decidiu por cancelar o contrato com o IESES, então a banca organizadora do certame.
Após decisões do Conselho Nacional de Justiça, o TJ SC divulgou que iria lançar um novo edital, com reabertura de inscrições. A seleção ficou a cargo da Fundação Getúlio Vargas, escolhida por dispensa de licitação no início de junho e oficialmente contratada em 8 de julho.
A seleção terá a oferta de 218 serventias, das quais um terço será para remoção e dois terços serão para ingresso. A remuneração dos notários e registradores é feita por meio de emolumentos e corresponde ao rendimento líquido dos cartórios. A renda mínima prevista no estado de Santa Catarina é de R$ 1.936,12.
Para a outorga da delegação de serventia extrajudicial, é necessário ser bacharel em Direito ou comprovar o exercício de atividade notarial ou de registro por pelo menos 10 anos.
O concurso Cartório SC 2019 previa a realização de 5 etapas, o que se encontra de acordo com a Resolução 81/2009 do CNJ, que regulamenta os concursos para outorga de delegações de serviços notariais e registrais:
Esta etapa do concurso Cartório SC é composta por 100 questões objetivas com quatro alternativas e duração total de quatro horas.
Abaixo você confere a distribuição de questões por disciplina:
MATÉRIA | Nº DE QUESTÕES REMOÇÃO E PROVIMENTO |
Direito Notarial e Registral | 30 questões |
Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito Empresarial | 25 questões |
Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Tributário | 25 questões |
Direito Penal e Direito Processual Penal | 10 questões |
Direito Judiciário | 5 questões |
Conhecimentos Gerais | 5 questões |
TOTAL | 100 |
Para ser aprovado, é necessário estar classificado entre os melhores colocados na proporção de 8 candidatos por vaga.
No último concurso, a notade corte ficou em 5,2 (52 questões) para critério provimento. Já no critério remoção ficou em 1,6 (16 questões).
Esta prova do concurso Cartório SC, com duração de cinco horas, é composta por uma dissertação, uma peça prática e quatro questões discursivas, com valor total de 10 pontos, assim distribuídos:
Para ser aprovado, era necessário atingir pelo menos 50% de aproveitamento na prova.
Esta prova do concurso Cartório TJSC consiste na arguição dos candidatos, em sessão pública, diante da banca examinadora. Cada examinador tem até 10 minutos para arguir o candidato, e atribuir uma nota de até 10 pontos.
A distribuição das disciplinas entre os examinadores se dá da seguinte forma:
a. Direito Notarial e Registral;
b. Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Processual Civil;
c. Direito Constitucional, Direito Administrativo e Direito Judiciário.
Para se habilitar à etapa seguinte, o candidato deve alcançar a média global mínima de 5 pontos e nota não inferior a 3 em cada uma das arguições.
Esta etapa atribui até 10 pontos para um conjunto de atividades acadêmicas e profissionais, como mestrado, doutorado, especialização e aprovação em concursos públicos.
Títulos Aceitos |
I. exercício da advocacia ou de delegação, cargo, emprego ou função pública privativa de bacharel em Direito, por um mínimo de três anos até a data da primeira publicação deste Edital de Concurso Público – 2,0 (dois) pontos; |
II. exercício de serviço notarial ou de registro, por não bacharel em Direito, por um mínimo de dez anos até a data da primeira publicação deste Edital de Concurso Público (art. 15, § 2º, da Lei n. 8.935/94) – 2,0 (dois) pontos; |
III. exercício de Magistério Superior na área jurídica, pelo período mínimo de 5 (cinco) anos: a) Mediante admissão no corpo docente por concurso ou processo seletivo de provas e/ou títulos – 1,5 (um vg cinco) ponto; b) Mediante admissão no corpo docente sem concurso ou processo seletivo de provas e/ou títulos – 1,0 (um) ponto; |
IV. Diplomas em curso de Pós‐Graduação: a) Doutorado reconhecido ou revalidado em Direito ou em Ciências Sociais ou Humanas = 2,0 (dois) pontos; b) Mestrado reconhecido ou revalidado em Direito ou em Ciências Sociais ou Humanas = 1,0 (um) ponto; c) Especialização em Direito, na forma da legislação educacional em vigor, com carga horária mínima de 360 (trezentas e sessenta) horas‐aula, cuja avaliação haja considerado monografia de final de curso = 0,5 (meio) ponto; |
V. Exercício, no mínimo durante 1 (um) ano, por ao menos 16 (dezesseis) horas mensais, das atribuições de conciliador voluntário, ou na prestação de assistência jurídica voluntária = 0,5 (meio) ponto; |
VI. Período igual a 3 (três) eleições, contados uma só vez, de serviço prestado, em qualquer condição, à Justiça Eleitoral = 0,5 (meio) ponto [Nas eleições em dois turnos, considerar‐se‐á um único período, ainda que haja prestação de serviços em ambos]. |
A nota final foi calculada por meio de uma média ponderada, observando os seguintes pesos:
I – Prova escrita e prática, peso 4
II – Prova oral, peso 4
III – Prova de títulos, peso 2
ASSINE AGORA – Sistema de Questões
►Vagas: 218
►Cargos: Notário ou Registrador
►Lotações: Santa Catarina
►Banca: FGV
►Escolaridade: Bacharelado em Direito ou 10 anos de atividade notarial ou de registro
►Cursos Estratégia Concursos: Cursos Estratégia Concursos
►Edital anulado: Edital Concurso TJ SC Cartórios
Ascom Estratégia
[email protected]
Fonte: Estratégia Concursos
Concurso GCM Arapiraca AL oferece vagas de nível médio. Provas em junho!
Concurso SMS BH oferta salários de até R$ 11,7 mil; provas em agosto!
Está na praça o aguardado edital PM PR! Conforme o documento, o concurso público para a Polícia Militar do Paraná oferece o total de 2.000 vagas imediatas.
Foi publicado o edital de concurso público da Prefeitura de São Bento, município do estado do Maranhão.