
Em um Piscar de Olhos: expansão do programa beneficiará mais de 56 mil alunos da rede pública
Parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde e o Instituto Desponta Brasil irá atender todas as regionais de ensino
Os pratos começam a ser elaborados nesta quinta-feira (2) e a final será no domingo (5), no encerramento da Festa do Morango de Brazlândia Após um ano fora do calendário oficial de festas do Distrito Federal, devido a pandemia do novo coronavírus, o Concurso de Receitas com Morango volta ao circuito. Os pratos começam a ser elaborados nesta …
Continue reading “Concurso de receitas com morangos em Brazlândia”
Os pratos começam a ser elaborados nesta quinta-feira (2) e a final será no domingo (5), no encerramento da Festa do Morango de Brazlândia
Após um ano fora do calendário oficial de festas do Distrito Federal, devido a pandemia do novo coronavírus, o Concurso de Receitas com Morango volta ao circuito. Os pratos começam a ser elaborados nesta quinta-feira (2) e a final será no domingo (5), no encerramento da Festa do Morango de Brazlândia.
De acordo com a extensionista rural Luciana Xavier, do escritório da Emater-DF em Brazlândia, o concurso, realizado há mais de 15 anos, valoriza a criatividade dos agricultores e moradores dos núcleos rurais da região.
“A ideia é divulgar nossa região, a maior produtora de morangos do Distrito Federal, além de reforçar o trabalho da Emater-DF com os produtores, que se dá por meio de assistência técnica e capacitação profissional. Além disso, também incentivar o consumo do morango para a população, mostrando a diversidade de pratos e receitas que podem ser preparados com a fruta”, ressalta Luciana.
Neste ano, sete grupos se inscreveram, totalizando 14 pessoas. Os pratos serão feitos na cozinha da Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga. “Ampliamos o espaço da atividade e vamos individualizar as pias, fogões e demais equipamentos, para evitar ao máximo o contato entre os grupos”, explica Luciana.
O número de jurados diminuiu para cinco e serão avaliados os seguintes aspectos: aparência, originalidade, organização, higiene no preparo e, claro, o sabor.
Formada por profissionais do curso de gastronomia da UCB, a comissão julgadora ficará a cargo dos chefs: Rodrigo Cabral, master em Gastronomia, Amanda Calegari, doutora em Ciências da Saúde, Otávia Paulino Cabral, pós-graduada em gastronomia contemporânea, Ludmila Moura, especialista em confeitaria artística, e Eliane Regis, técnica em cozinha.
O concurso é feito pela Emater-DF e pela UCB, com apoio da Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão (Arcag) — organizadora da Festa do Morango — e também pela Administração Regional de Brazlândia. Desde a primeira edição, já foram apresentadas diversas receitas como mousses, pavês, pudins, tortas, bolos e até pratos salgados.
Serviço
16º Concurso de Receitas com Morango
Preparo dos pratos
2/9 (quinta-feira), às 9h
Universidade Católica de Brasília (UCB) – Taguatinga Sul
Premiação
5/9 (domingo), às 14h
Sede da Arcag (Associação Rural e Cultural Alexandre de Gusmão)
BR-080, km 13 (Festa do Morango)
Acesso livre
* Com informações da Emater-DF
Parceria entre as Secretarias de Educação e de Saúde e o Instituto Desponta Brasil irá atender todas as regionais de ensino
Por questões de segurança, o fornecimento será temporariamente suspenso de 7h às 18h para trabalhos na rede elétrica
Em parceria com o programa GDF Presente e a Novacap, administração local tem atuado em parceria desde o início desta semana para reforçar o recolhimento de resíduos
Abordagem está prevista para sábado (17) e domingo (18), percorrendo 14 pontos