Brasília Agora


CONCURSOS

Concurso PC MG: corporação prevê EDITAL até setembro!

17 de setembro, 2021

A expectativa é que sejam ofertadas 684 vagas para todas as carreiras da Polícia Civil Atenção, interessados no concurso PC MG: temos ótimas notícias! De acordo […]

Concurso PC MG: corporação prevê EDITAL até setembro!
Foto: Divulgação

A expectativa é que sejam ofertadas 684 vagas para todas as carreiras da Polícia Civil

Atenção, interessados no concurso PC MG: temos ótimas notícias! De acordo com a assessoria de comunicação, a intenção da corporação é realizar a publicação do edital do próximo certame ainda em 2021 e em cerca de 45 dias. Ou seja, até o mês de setembro.

“A Polícia Civil de Minas Gerais (PC MG) vem adotando todas as medidas cabíveis para a publicação do edital do novo concurso público, já anunciado. A intenção é que o certame tenha início, ainda em 2021, em aproximadamente 45 dias.”

Além disso, a assessoria da Polícia Civil revelou que “a contratação da empresa que apoiará a PC MG nos trâmites e execução do concurso está em andamento. Para a contratação da empresa que atuará como parceira nos certames serão respeitadas os dispositivos legais vigentes.”

  • PC MG
  • Status: Autorizado/Edital previsto até setembro
  • Banca: A definir
  • Vagas: 684 autorizadas
  • Salário: R$ 3.688,59 a R$ 11.475,57 (sem gratificações)

Em julho, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou, após oito anos, a realização de um novo concurso com 684 vagas para todas as carreiras da Polícia Civil. Conforme adiantado pelo jornalismo do Estratégia, a expectativa é que a seleção contemple as áreas administrativa e policial.

Inicialmente, segundo o delegado-geral da corporação, Wagner Pinto de Souza, foram solicitadas 1.514 vagas para a seleção. As oportunidades autorizadas, porém, caíram para mais da metade. Atualmente, o quadro de servidores do órgão ultrapassa o déficit de 7.500 cargos.

Em junho, a equipe de comunicação da corporação anunciou que as tratativas para novos certames estavam avançadas. Por conta das vacâncias, um novo edital é extremamente necessário e segue sendo pauta em reuniões e encontros com o Sindpol MG.

Com mais de 1.200 convocados no último concurso, a PC MG será uma das mais promissoras seleções em 2021. Para isso, você precisa estar pronto para a batalha por uma das vagas. Já conferiu nossos cursos?

Acompanhe neste artigo mais informações sobre o concurso PC MG nos tópicos abaixo:

Concurso Polícia Civil MG: situação atual

Edital pode sair até setembro

Com o concurso anunciado e autorizado pelo governo, o edital da PC MG pode ser publicado até o final de setembro. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da corporação.

“A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) vem adotando todas as medidas cabíveis para a publicação do edital do novo concurso público, já anunciado. A intenção é que o certame tenha início, ainda em 2021, em aproximadamente 45 dias.

A contratação da empresa que apoiará a PCMG nos trâmites e execução do concurso está em andamento. Para a contratação da empresa que atuará como parceira nos certames serão respeitadas os dispositivos legais vigentes.

Sobre a lotação dos servidores para as carreiras administrativas da Polícia Civil, além do Detran, ressaltamos que há outras possíveis lotações para esses cargos dentro da instituição. Outras informações só serão possíveis detalhar após a divulgação do edital.”

Concurso anunciado

O governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou um novo concurso PC MG com a oferta de 684 vagas. Zema relembrou que uma nova seleção para as carreiras da Polícia Civil não é realizada há 8 anos. Vale ressaltar que o número foi retificado pelo governo, após anúncio do governador.

Lembrando que o quantitativo solicitado inicialmente era de 1.514 vagas, o qual foi obtido com exclusividade pelo Estratégia Concursos, confirmado pelo delegado-geral da instituição, Wagner Pinto de Souza. O número de oportunidades autorizadas, contudo, caiu pela metade.

De acordo com o governo, o futuro edital da PC MG deve abranger a seguinte distribuição:

  • Até 51 vagas para Analistas;
  • Até 62 vagas para Delegados;
  • Até 397 vagas para Escrivães;
  • Até 30 vagas para Investigadores;
  • Até 21 vagas para Peritos;
  • Até 9 vagas para Médicos Legistas;
  • Até 114 vagas para Técnicos Assistente.

Confira abaixo a distribuição das oportunidades, conforme pedido inicial:

  • 80 Analistas;
  • 201 Delegados;
  • 317 Escrivães;
  • 689 Investigadores;
  • 51 Peritos;
  • 16 Médicos Legistas;
  • 160 Técnicos Assistentes.

Tratativas para novos concursos

A Polícia Civil de Minas Gerais tem tratativas avançadas para a realização de novos certames do órgão. No entanto, a corporação ainda não tem previsão de lançamento de edital, segundo informado em junho de 2021.

O Sindpol MG (O Sindicato dos Servidores da PC MG) comunicou que um requerimento solicitando novo concurso da Polícia Civil MG foi enviado ao governador e à Câmara de Orçamento e Finanças.

O requerimento pede empenho para realização do concurso, visando suprir o grave déficit das carreiras.

Recentemente, a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou, na 2ª Sessão, a proposição nº 7.660/2020, que visa acelerar a realização do concurso para a Polícia Civil de Minas Gerais.

Concurso Polícia Civil MG: carreira

Cargos vagos no Concurso PC MG

De acordo com as informações da PC MG, datadas de junho de 2020, existem 7.806 cargos vagos na corporação, conforme a tabela abaixo:

Tabela de cargos vagos na polícia civil de Minas Gerais
Concurso PC MG: cargos vagos

Remuneração dos cargos

No Portal da Transparência consta a estrutura remuneratória para os cargos da Polícia Civil de Minas Gerais, segundo a Lei nº 19.576, de 16 de agosto de 2011. Veja a seguir as tabelas:

Perito e Médico Legista

concurso PC MG estrutura remuneratória para os cargos de Perito Criminal e Médico Legista
Concurso PC MG: salário de Perito e Médico Legista

Delegado

Tabela de vencimento básico da carreira de Delegado de Polícia MG
Concurso PC MG: salário de Delegado

Escrivão e Investigador

Tabela de vencimento básico de carreira para escrivão e investigador de polícia MG
Concurso PC MG: salário de Escrivão e Investigador

Requisitos dos cargos da PC MG

Delegado

Para se tornar um Delegado, é preciso preencher os seguintes requisitos:

  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos completos na data da posse;
  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Em caso de candidato do sexo masculino, estar em dia com as obrigações militares;
  • Estar em pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
  • Possuir título de bacharel em Direito.

Investigador

Para ser um investigador, é preciso ter formação de nível superior ser comprovado mediante a entrega de cópia autenticada de diploma ou de Certidão expedida por Faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação, na data da posse.

Perito Criminal

Quem tem interesse em prestar o concurso da Polícia Civil de Minas Gerais para Perito Criminal precisa ter Ensino Superior Completo em qualquer área de conhecimento.

Médico Legista

Para se candidatar à carreira de Médico Legista é necessário Diploma de Ensino Superior em Medicina.

Técnico Assistente

Para este cargo do concurso PC MG é necessário possuir formação completa de nível médio.

Analista

Para se tornar um Analista da Polícia Civil de Minas Gerais o candidato precisa ter ensino superior completo conforme a área de conhecimento escolhida.

Atribuições dos cargos

Delegado

  • Presidir a investigação criminal de acordo com seu livre convencimento técnico-jurídico, com isenção e imparcialidade;
  • Decidir sobre o indiciamento, desde que seja realizado por ato fundamentado, mediante análise técnico-jurídica do fato, que deverá indicar a autoria, materialidade e suas circunstâncias;
  • Requisitar a realização de exames periciais, informações, cadastros, documentos e dados, bem como colher provas e praticar os demais atos necessários à adequada apuração de infração penal e do ato infracional, observados os limites legais;
  • Decidir sobre a lavratura do auto de prisão em flagrante;

Investigador

  • Cumprir e formalizar diligências policiais, mandados e outras determinações do Delegado de Polícia competente;
  • Obter elementos para a identificação antropológica de pessoas, no que se refere às características sociais e culturais que compõem a vida pregressa e o perfil do submetido à investigação criminal;
  • Colher as impressões digitais para fins de identificação civil e criminal, inclusive de cadáveres, para a realização do exame datiloscópico;
  • Desenvolver as ações necessárias para a segurança das investigações, inclusive a custódia provisória de pessoas no curso dos procedimentos policiais, até o seu recolhimento na unidade responsável pela guarda penitenciária;

Perito Criminal

  • Realizar exames e análises, no âmbito da criminalística, relacionados à física, química, biologia legal e demais áreas do conhecimento científico e tecnológico;
  • Analisar documentos, objetos e locais de crime de qualquer natureza para apurar evidências ou colher vestígios, ou em laboratórios, visando a fornecer elementos esclarecedores para a instrução de inquérito policial, procedimentos administrativos ou processos judiciais criminais;
  • Emitir laudos periciais para determinação da identificação criminal por meio da datiloscopia, quiroscopia, podoscopia ou outras técnicas, com a finalidade de instruir procedimentos e formar elementos indicativos de autoria de infrações penais.

Médico Legista

  • Realizar exames macroscópicos, microscópicos e de laboratório, em cadáveres e em vivos, para subsidiar a determinação da “causa mortis” ou da natureza de lesões;
  • Efetuar exames e análises pertinentes à identificação antropológica de natureza biológica, no âmbito da medicina legal;
  • O diagnóstico, a avaliação e a constatação da situação de pessoa submetida a efeito de substância de qualquer espécie, além da avaliação do seu estado psíquico e psiquiátrico que vise ao esclarecimento que possa subsidiar a instrução de inquérito policial, procedimentos administrativos ou processos judiciais criminais.

Analista

  • Executar políticas de magistério, de saúde e psicossocial compatíveis com a respectiva formação em nível superior de escolaridade;
  • Executar atividades nas áreas contábil, jurídica, estatística, tecnológica, biblioteconômica, de cerimonial, relações públicas, informação, comunicação, gestão, logística, educação, saúde e psicossocial, de identificação civil, registro e licenciamento de veículo automotor e habilitação do condutor.

Técnico Assistente

  • Executar tarefas de apoio técnico, administrativo e logístico compatíveis com o nível intermediário de escolaridade, em particular o gerenciamento de atividades de apoio logístico em órgãos e unidades da Polícia Civil;
  • Prestar serviços e executar atividades de apoio administrativo e logístico, relativos ao exercício das competências legais do respectivo órgão ou unidade, fazendo uso de equipamentos e recursos disponíveis para a consecução dessas atividades.

Concurso PC MG: últimos editais

Perito Criminal e Médico Legista

O último concurso PC MG para Perito Criminal e Médico Legista ocorreu em 2013. A FUMARC foi a responsável pelo certame, que contou com 26.674 inscritos. Acompanhe a seguir a quantidade de vagas e inscritos para cada cargo:

Cargo Vagas Inscritos
Médico Legista 121 1.687
Perito Criminal 95 24.987
Total 216 26.674

O certame de 2013 foi homologado em setembro de 2015. No dia 15 de maio de 2016, o concurso da Polícia Civil de Minas Gerais foi prorrogado por mais 2 anos. A validação terminou em maio de 2018, e neste ano foram abertos dois certames para o cargo de Escrivão e Delegado.

Abaixo relacionamos os totais de candidatos convocados na classificação final do concurso da Polícia Civil de Minas Gerais.

Cargo Quantidade de convocados
Médico Legista 34
Perito Criminal 112
Perito Criminal – Portadores de Deficiência 12
Total 158

Etapas do último certame

Para os dois cargos, Médico Legista e Perito Criminal, o concurso PC MG foi constituído de 5 etapas:

  • Prova de Conhecimentos: Objetiva;
  • Avaliação Psicológica;
  • Exames Biomédicos e Biofísicos;
  • Investigação Social;
  • Curso de Formação Policial.

Prova Objetiva

A avaliação objetiva tinha 60 questões de múltipla escolha, cada uma com 4 opções com uma entre elas correta. Nesta fase, o conteúdo programático dos cargos se diferenciaram.

Médico Legista

  • Medicina Legal – 35 questões
  • Psiquiatria Forense – 10 questões
  • Patologia – 5 questões
  • Língua Portuguesa – 5 questões
  • Direitos Humanos – 5 questões

Perito Criminal

  • Língua Portuguesa – 10 questões
  • Matemática – 10 questões
  • Noções de Criminalística – 10 questões
  • Noções de Medicina Legal – 10 questões
  • Noções de Contabilidade – 8 questões
  • Noções de Informática – 7 questões
  • Direitos Humanos – 5 questões

Cada questão da Prova Objetiva valeu 1 ponto. Conseguiu aprovação considerado o candidato que obteve índice igual ou superior a 50% do total das respostas corretas e não zerou qualquer uma das disciplinas.

Avaliação Psicológica

A avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, foi procedida por uma Banca Examinadora designada pela direção da ACADEPOL.

Esta apreciação teve como objetivo avaliar o candidato nos seus aspectos de inteligência, aptidões específicas e características de personalidade adequadas ao exercício profissional, apuradas por meio de instrumentos objetivos da Psicologia.

Exames Biomédicos e Biofísicos

As fases dos Exames Biomédicos e dos Exames Biofísicos do concurso ocorreram em momentos distintos: primeiramente, os candidatos aprovados foram submetidos aos Exames Biomédicos e, os APTOS, fizeram os Exames Biofísicos.

Os Exames Biofísicos constaram de testes físicos acompanhados de análise médica dos resultados, sendo eles:

  • Flexão de Braço;
  • Agilidade e coordenação motora;
  • Corrida de 50 metros rasos;
  • Teste de Cooper.

Cada teste obteve tempo específico para ser realizado e a pontuação máxima foi de 25 pontos.

Investigação Social

A investigação social, de caráter eliminatório, foi procedida pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais.

Os convocados para esta etapa compareceram à PC MG e preencheram a ficha de informações e/ou Boletim de Investigação Social e apresentaram documentos pessoais.

Lembrando que pode ser exigido o preenchimento da ficha em qualquer uma das etapas, portanto, é indicado que os candidatos estejam prontos a fornecer dados a respeito da respectiva qualificação pessoal, referências sociais, familiares, bancárias e outras.

Curso de Formação Policial

Os candidatos matriculados no Curso de Formação Policial foram designados Aspirantes e receberam uma bolsa de estudos, equivalente a 50% do valor correspondente ao vencimento atribuído à inicial da série de níveis da carreira.

Delegado

O último concurso para Delegado, com oferta de 76 vagas, ocorreu em 2018, sob responsabilidade da FUMARC.

Investigador

O último concurso para Investigador, com oferta de 1.000 vagas, ocorreu em 2014, sob responsabilidade da FUMARC.

Nomeações e notas de corte dos últimos concursos

As convocações do concurso PC MG aconteceram da seguinte forma:

  • 96 servidores convocados para o cargo de Delegado em 2018
  • 960 servidores convocados para o cargo de Investigador em 2014
  • 97 servidores convocados para o cargo de Perito Criminal em 2013

As notas de corte dos últimos concursos para Investigador e Escrivão ficaram da seguinte forma:

Cargos Ano Vagas AC Nota de corte AC Pontuação Máxima possível de ser obtida Nota de corte/Pontuação total
Investigador 2014 1.000 44 60 73%
Escrivão 2018 107 48 65,00 74%

Provas e gabaritos

Investigador (2014): Prova – Gabarito
Perito Criminal (2013): Prova – Gabarito
Delegado (2018): Prova
 – Gabarito


Quer estudar para o concurso da Polícia Civil MG?

.

Informações sobre o novo concurso PC MG

Previsão: 2021
Vagas: 684 autorizadas
Cargos: Diversos
Escolaridade: Níveis médio e superior
Banca: A definir

Informações sobre osúltimos concursos PC MG

Data: 2018
Vagas: 76
Cargos: Delegado de Polícia Substituto
Banca: FUMARC
Escolaridade: Nível superior
EditalBaixe AQUI!

Data: 2014
Vagas: 1.000
Cargos: Investigador
Banca: FUMARC
Escolaridade: Nível superior
EditalBaixe AQUI!

Data: 2013
Vagas: 216
Cargos: Médico Legista e Perito Criminal
Banca: FUMARC
Escolaridade: Nível superior
EditalEdital Médico Legista – Retificação | Edital Perito Criminal – Retificação

 

Fonte: Estratégia Concursos