
Rio Grande do Sul segue em alerta para novas tempestades até segunda-feira
Há risco de inundações nos rios Jacuí, Taquari, Caí e Uruguai
Plataforma já estava no ar desde o fim de semana, mas apresentava instabilidades em dados sobre a vacinação Após mais de duas semanas fora do ar em razão de um ataque hacker, o aplicativo Conecte SUS, que reúne dados da saúde dos brasileiros, voltou a emitir, nesta segunda-feira (27), o certificado de vacinação contra a […]
Plataforma já estava no ar desde o fim de semana, mas apresentava instabilidades em dados sobre a vacinação
Após mais de duas semanas fora do ar em razão de um ataque hacker, o aplicativo Conecte SUS, que reúne dados da saúde dos brasileiros, voltou a emitir, nesta segunda-feira (27), o certificado de vacinação contra a Covid-19, documento cobrado em diversas localidades para permitir viagens e a entrada em eventos e ambientes fechados.
No fim de semana, a plataforma já tinha sido restabelecida, mas funcionava com instabilidade nos dados vacinais, segundo relatos. Problemas pontuais ainda podem ocorrer, mas a solução pode ser encontrada com a atualização do aplicativo, disponível de graça nas lojas virtuais iOS e Android.
A retomada do serviço ocorreu com atraso de uma semana em relação a última previsão dada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Em 16 de dezembro, Queiroga disse a jornalistas que o sistema deveria voltar a funcionar entre 18 e 19 de dezembro, mesmo após um novo ataque hacker que retardou as previsões.
A demora se deu pela necessidade de não só restabelecer os dados, como garantir uma proteção maior, evitando novas invasões. “A gente está buscando todos os meios para ter uma segurança maior, embora não exista segurança total”, disse Queiroga, na última semana.
O primeiro ataque hacker ocorreu em 10 de dezembro e, na ocasião, o Ministério da Saúde chegou a anunciar a suspensão da cobrança do certificado de vacinação de viajantes que ingressassem no país. Mas o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso determinou a obrigatoriedade imediata da cobrança.
Além do Conecte SUS, outras plataformas foram afetadas pela invasão, como o Painel Coronavírus, com os dados atualizados da Covid-19, e o DataSUS, o departamento de informática do SUS.
Outros órgão também sofreram ataques, entre eles a CGU (Controladoria-Geral da União), a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o IFPR (Instituto Federal do Paraná). A Polícia Federal investiga as ocorrências.
Fonte: BRASÍLIA | Bruna Lima, do R7, em Brasília

Há risco de inundações nos rios Jacuí, Taquari, Caí e Uruguai

Mobilização começou em Santana, na Zona Norte de São Paulo, e foi incorporada à ação da Associação do Orgulho LGBTQIAPN+; julgamento deve seguir até a próxima quarta-feira

Mínima será de 15°C em Porto Alegre e máxima de 30°C em Curitiba.

Três deles estão no Brasil: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica