
IBGE registra redução de 21,4% do trabalho infantil no país
Em 2024, eram 1,65 milhão de crianças e adolescentes
Ações de vigilância serão implantadas no raio de 10km do foco
Em nota divulgada neste domingo (dia 6), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou a detectação de gripe aviária em uma criação de aves domésticas de subsistência no município de Campinápolis, no Mato Grosso. Esse é o quarto foco da doença em aves de subsistência detectado no Brasil.
Foram tomadas medidas de erradicação e as ações de vigilância no raio de 10km ao redor do foco. O Ministério da Agricultura informou que, no raio detectado, não há estabelecimentos avícolas comerciais.
A pasta afirma que a detecção da gripe aviária em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. O consumo e a exportação de produtos permanecem seguros, de acordo com o ministério.
No início de maio, o Brasil suspendeu os embarques de frango para a China e a União Europeia por 60 dias após a confirmação do primeiro caso de influenza aviária altamente patogênica em uma granja comercial no país.
No dia 16 de maio, o Ministério da Agricultura confirmou o primeiro caso de gripe aviária em granjas comerciais do Brasil. Desde que o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) foi detectado no país, em maio de 2023, o agente estava restrito a aves silvestres.
De acordo com a pasta, o caso foi identificado num estabelecimento em Montenegro, município do Rio Grande do Sul. Medidas de contenção previstas no Plano de Contingência Nacional do Setor Saúde para Influenza Aviária foram tomadas, como o abatimento dos animais para evitar a disseminação do vírus.
BS20250609115420.1 – https://extra.globo.com/economia/noticia/2025/06/confirmado-caso-de-gripe-aviaria-em-aves-domesticas-no-mato-grosso.ghtml
Em 2024, eram 1,65 milhão de crianças e adolescentes
Estação começa na próxima segunda-feira (22), às 15h19
Investigação cumpriu oito mandados de busca e apreensão na cidade de São Paulo e região metropolitana nesta quarta-feira
Operação também prendeu diretor do Serviço Geológico do Brasil