
Projeto prevê capacitar profissionais para lidar com crianças com TEA em espaços infantis
CEOF aprovou, no total, 15 projetos de lei

Recém eleitos presidentes da Câmara e do Senado, Motta e Alcolumbre se reuniram com o presidente Lula mais cedo
Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), participam da sessão de abertura do ano dos trabalhos do Congresso. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem para ser lida durante o evento.
A sessão acontece em meio a uma queda de braço entre os Três Poderes pelo controle do orçamento federal. O Supremo Tribunal Federal (STF) cobra uma série de critérios de transparência e rastreabilidade e, por decisão do ministro da Corte Flávio Dino, bloqueou parte das emendas parlamentares, que os congressistas direcionam para obras em suas bases.

O bloqueio das emendas deixou R$ 2,5 bilhões em verbas indicadas pelas comissões da Câmara e do Senado travadas. Na prática, os recursos ficaram no caixa do governo e não poderão mais ser usados. O assunto tem provocado insatisfação na cúpula do Congresso e é um dos primeiros nós que Motta e Alcolumbre terão resolver no comando das duas Casas.
O deputado do Republicanos e o senador do União Brasil foram eleitos no último senado, ambos com apoios que foram do PT de Lula ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e com votação recorde. Motta teve 444 votos, o segundo maior placar do período pós-democratização, e Alcolumbre conseguiu 73, o terceiro.
Mais cedo nesta quarta, os novos presidentes do Senado e da Câmara se reuniram com Lula. O petista afirmou que eles “não terão problema na relação” com o Palácio do Planalto. No encontro, o presidente disse que um projeto do Planalto “jamais” será enviado para o Legislativo sem antes uma conversa com os líderes de partidos. A deferência foi respondida por Alcolumbre, que prometeu ajudar para a aprovação de pautas de interesse da gestão petista.
Por sua vez, Motta afirmou que o Congresso “está à disposição para construir uma pauta positiva para o país”.

CEOF aprovou, no total, 15 projetos de lei

Após ser aprovado com alterações pela Câmara na última terça-feira (21), o projeto que define critérios para a decretação de prisão preventiva retorna ao Senado.

A tecnologia pode ser usada na instrução de inquéritos e na busca por vítimas, por exemplo

Pauta da semana que vem inclui projetos do Outubro Rosa e área de segurança pública
