
Vai ao Plenário inclusão da equoterapia nas práticas interativas do SUS
Projeto aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais nesta quarta teve relatório favorável de Nelsinho Trad
Recém eleitos presidentes da Câmara e do Senado, Motta e Alcolumbre se reuniram com o presidente Lula mais cedo
Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), participam da sessão de abertura do ano dos trabalhos do Congresso. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem para ser lida durante o evento.
A sessão acontece em meio a uma queda de braço entre os Três Poderes pelo controle do orçamento federal. O Supremo Tribunal Federal (STF) cobra uma série de critérios de transparência e rastreabilidade e, por decisão do ministro da Corte Flávio Dino, bloqueou parte das emendas parlamentares, que os congressistas direcionam para obras em suas bases.
O bloqueio das emendas deixou R$ 2,5 bilhões em verbas indicadas pelas comissões da Câmara e do Senado travadas. Na prática, os recursos ficaram no caixa do governo e não poderão mais ser usados. O assunto tem provocado insatisfação na cúpula do Congresso e é um dos primeiros nós que Motta e Alcolumbre terão resolver no comando das duas Casas.
O deputado do Republicanos e o senador do União Brasil foram eleitos no último senado, ambos com apoios que foram do PT de Lula ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e com votação recorde. Motta teve 444 votos, o segundo maior placar do período pós-democratização, e Alcolumbre conseguiu 73, o terceiro.
Mais cedo nesta quarta, os novos presidentes do Senado e da Câmara se reuniram com Lula. O petista afirmou que eles “não terão problema na relação” com o Palácio do Planalto. No encontro, o presidente disse que um projeto do Planalto “jamais” será enviado para o Legislativo sem antes uma conversa com os líderes de partidos. A deferência foi respondida por Alcolumbre, que prometeu ajudar para a aprovação de pautas de interesse da gestão petista.
Por sua vez, Motta afirmou que o Congresso “está à disposição para construir uma pauta positiva para o país”.
Projeto aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais nesta quarta teve relatório favorável de Nelsinho Trad
Congresso derrubou veto presidencial à dispensa dos segurados
Congresso derruba veto presidencial e vítimas do zika vírus receberão pensão especial
A matéria recebeu relatório favorável do presidente do colegiado, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).