
Novos processos de concessão de uso de terras beneficiam famílias do Assentamento 1º de Julho
Novos contratos garantem regularização fundiária para famílias do Assentamento 1º de Julho
Norma sancionada pelo governador Ibaneis Rocha reforça o Código de Defesa do Consumidor no combate à compra sem conhecimento do cliente Foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal a Lei 6.808/21, que regulamenta a opção da venda casada de produtos e serviços com garantia estendida. A cobrança por um …
Continue reading “Conheça como funciona a lei distrital da garantia estendida”
Norma sancionada pelo governador Ibaneis Rocha reforça o Código de Defesa do Consumidor no combate à compra sem conhecimento do cliente
Foi sancionada pelo governador Ibaneis Rocha e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal a Lei 6.808/21, que regulamenta a opção da venda casada de produtos e serviços com garantia estendida. A cobrança por um prazo maior na cobertura de possíveis avarias de uma mercadoria pode ser oferecida pelo vendedor como alternativa e não deve ser embutida no valor final da compra sem conhecimento do comprador.
Foto: Arquivo / Agência Brasília
O texto, de autoria do deputado distrital José Gomes, reforça o previsto no artigo 39, I, da Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que é o Código de Defesa do Consumidor. Por meio dessa norma, fica também proibido comercializar garantia estendida ou congênere sem o fornecimento da apólice e do contrato, com todas as cláusulas e condições, em texto de fácil compreensão.
Nunca compre nada sem tirar todas as dúvidas para evitar prejuízos e aborrecimentos futurosMarcelo Nascimento, diretor-geral do Procon-DF
Informação precisa
Pela lei distrital, constitui direito do consumidor ter informação precisa, clara e acessível sobre o valor dos produtos e serviços sem a garantia estendida e com a garantia estendida ou seguro congênere, para então comparar e fazer a escolha.
Diretor-geral do Procon-DF, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), Marcelo Nascimento alerta que todo cidadão, ao fazer uma compra, deve conferir a nota fiscal no ato da negociação e certificar-se exatamente sobre o que está sendo cobrado para não pagar pelo que não pediu. “Nunca compre nada sem tirar todas as dúvidas para evitar prejuízos e aborrecimentos futuros”, recomenda.
Novos contratos garantem regularização fundiária para famílias do Assentamento 1º de Julho
Atendimentos serão realizados nesta sexta (17) e no sábado (18), no bairro Bela Vista
Serviços de saúde, assistência social e encaminhamento para abrigos estarão disponíveis em dois pontos da região
Programa oferece 1.266 oportunidades em quatro regiões do DF: São Sebastião, Recanto das Emas, Riacho Fundo e Estrutural