SAÚDE
Conheça duas condições para que o café seja considerado um alimento saudável
23 de setembro, 2024 / Por: Agência O GloboEm sua forma pura, produto contém antioxidantes e outros compostos benéficos à saúde que podem reduzir risco de doenças crônicas
O café é uma das bebidas mais populares do mundo, valorizado não só pelo seu sabor e capacidade de nos manter acordados, mas também pelos seus potenciais benefícios para a saúde. No entanto, de acordo com um médico da Universidade de Harvard, para que o café seja verdadeiramente saudável, seu preparo deve atender a duas condições-chave que a maioria das pessoas frequentemente ignora.
Saurabh Sethi, especialista em Gastroenterologia, com formação pela Universidade de Harvard e pela Universidade de Stanford, destaca que a bebida tem benefícios para órgãos como cérebro, intestino e fígado, graças aos seus polifenóis. Além disso, ele alerta sobre dois erros comuns: adicionar açúcar e não optar pelo café orgânico, fatores que prejudicam a saúde se não forem corrigidos.
O café, em sua forma pura, contém antioxidantes e outros compostos benéficos que podem reduzir o risco de doenças crônicas, mas esses benefícios são anulados quando a bebida é carregada de açúcares. Por isso, o especialista afirma que adicionar açúcar ao café aumenta o nível de glicose no sangue, o que por sua vez aumenta a inflamação, fator que pode afetar negativamente o organismo.
Saurabh Sethi sugere optar por adoçantes naturais, como a estévia, evitando aqueles que contenham eritritol, aditivo não recomendado para a saúde.
Outro ponto fundamental para o gastroenterologista é a qualidade do café. O médico alerta que o café convencional costuma estar carregado de agrotóxicos, o que o torna uma opção menos saudável. Embora o café orgânico possa ser mais caro, Sethi recomenda esta alternativa ou optar pelos grãos de café naturais, que são menos prejudiciais que as versões processadas.
Qual a relação entre café e refluxo?
Sethi explica que evitar o café por problemas de refluxo ou acidez é um erro. Ele recomenda optar por um café torrado escuro, que tem menos cafeína e é mais agradável ao estômago. Além disso, ele ressalta que adicionar leite ou creme pode reduzir a acidez do café, já que proteínas e gorduras atuam como “tampões”, facilitando a digestão para pessoas sensíveis.
O consumo regular do café pode trazer benefícios como redução do risco de doenças cardiovasculares, melhora da memória e proteção contra certos tipos de câncer.